1. Promover a aprendizagem das letras
A aprendizagem do nome das letras pode ocorrer de modo informal antes da entrada para a escola. Em ambientes letrados, os livros e inúmeros outros materiais impressos estão tão facilmente acessíveis que se podia supor que bastaria o adulto dirigir a curiosidade da criança para esses materiais. Mas, como se compreende, não basta o contacto com o impresso. Uma criança fechada numa biblioteca não aprende a ler. É necessário que o adulto ensine à criança o nome das letras que vão sendo encontradas. Tal como faz quando a criança encontra um qualquer outro objeto que nunca viu antes.
Atualmente, estão acessíveis inúmeros materiais didáticos e jogos que destacam e permitem manipular as letras, desde letras de plástico a ímanes e a videojogos, materiais que facilmente tornam a aprendizagem das letras numa atividade lúdica. Importante é que as atividades realizadas com esses materiais possam ser mediadas por adultos que, além de ensinarem, possam criar um contexto afetivo positivo, que desde cedo torne o contacto com a literacia uma experiência positiva e significativa.
2. Monitorizar o conhecimento das letras
A monitorização do conhecimento do nome das letras é um bom preditor do sucesso na aprendizagem da leitura. Neste caso, a avaliação é relativamente simples, basta ter à mão um alfabeto. Se os pais podem facilmente averiguar o conhecimento do nome das letras, já a avaliação do conhecimento sistemático dos seus sons e das correspondências grafemas-fonemas é, por norma, apenas acessível aos educadores. Além de saber que letras a criança conhece é importante que os professores possam, durante o primeiro ano de escolaridade, avaliar regularmente se a criança conhece os sons das letras e se vai dominando as correspondências entre grafemas e fonemas que são progressivamente ensinadas, tanto no sentido da leitura, como no sentido da escrita.
Autoria: Rui Alves Edição: Andreia Lobo
Publicação: 22.setembro.2020
Esta atividade pode ser usada como estratégia para iniciar o ensino das vogais, ou como estratégia para consolidar a relação entre grafemas e fonemas vocálicos depois de já todos terem sido ensinados.
Nesta atividade é solicitado às crianças que prestem atenção ao fonema inicial e que tentem encontrar todas as palavras que se iniciem com o fonema /f/.
Este jogo deve ser realizado quando todas as letras já tiverem sido ensinadas e se pretende consolidar os conhecimentos sobre as correspondências entre os fonemas e os grafemas.
As letras são chaves para vários conhecimentos que alicerçam a aprendizagem da leitura e da escrita nas ortografias alfabéticas. Este texto discute a importância do nome das letras, do seu som e das correspondências grafemas-fonemas e fonemas-grafemas para possibilitar às crianças a descoberta do princípio alfabético.