Entrevista à Prof. Markéta Caravolas
Markéta Caravolas é um nome incontornável no estudo da aprendizagem das habilidades alfabéticas e das perturbações de aprendizagem da leitura, nomeadamente a dislexia.
Markéta Caravolas tem uma carreira académica e científica extensíssima, que inclui a liderança de diversos projetos de investigação que contribuíram para um maior conhecimento dos processos neurocognitivos que suportam a leitura/escrita e que tiveram um grande impacto no ensino, na identificação e na intervenção nas dificuldades de aprendizagem.
Atualmente, é Professora na Universidade de Bangor, do País de Gales e coordenadora do projeto (MABEL) que tem por objetivo o desenvolvimento de instrumentos de avaliação das habilidades de leitura e escrita nas etapas iniciais da sua aprendizagem, comparáveis entre diferentes línguas europeias, nomeadamente o português.
Nesta entrevista, Markéta Caravolas fala-nos dos mais recentes contributos da investigação para a compreensão da aquisição da leitura e da escrita e de que forma essas descobertas podem ter impacto na melhoria do ensino. Fala-nos também de como a colaboração entre investigadores e escolas é imprescindível para a investigação científica e para responder aos múltiplos desafios que se colocam no quotidiano da sala de aula.
Aprender
vídeo