Nesta atividade, a desenvolver sob a forma de jogo, as crianças aprenderão a detetar o fonema inicial /n/ e que este se representa com a letra <N; n>.
Objetivos
Gerais:
Específicos:
Contexto
Material
- Imagens
- Duas sacas de papel (para colar os navios e as bandeiras para que as crianças possam colocar lá “dentro” o lixo recolhido)
- Imagens de 34 objetos:
- Apito
- Cronómetro
Contextualização
Saber identificar o fonema inicial é fundamental, tanto para as tarefas de leitura como para as de escrita. Nesta tarefa vai ser solicitado às crianças que recolham apenas os objetos do oceano que comecem com o fonema /n/.
A turma deve ser dividida em duas esquipas: a azul e a vermelha. O "oceano" estará colocado sobre a mesa e, individualmente, um membro de cada equipa irá recolher um objeto e colocá-lo no navio que tem a bandeira correspondente à cor da sua equipa. A atividade tem o tempo limite de 5 minutos e "ganhará" a equipa que conseguir recolher mais "lixo" com o fonema inicial /n/ e que cometa menos erros.
No final da atividade, o professor irá verificar cada objeto escolhido, juntamente com as crianças, de forma a que todos analisem e identifiquem os fonemas, tanto das imagens escolhidas corretamente como das escolhidas erradamente.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
Diferenciação para alunos com dificuldades
As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la uma segunda vez, em grupo mais pequeno (até 6 crianças).
Neste nível do jogo, cada criança deverá ter oportunidade de identificar o fonema inicial de, pelo menos, cinco palavras.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2021). Vamos limpar o oceano. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 15.novembro.2021
O princípio alfabético é o mecanismo de funcionamento dos sistemas de escrita alfabética. De acordo com este princípio, cada fonema é representado por um grafema. Compreender o funcionamento do princípio alfabético é a chave da aprendizagem da leitura e da escrita. O princípio alfabético é a base da decodificação/codificação, assim como a da aprendizagem do código ortográfico.
As letras são chaves para vários conhecimentos que alicerçam a aprendizagem da leitura e da escrita nas ortografias alfabéticas. Este texto discute a importância do nome das letras, do seu som e das correspondências grafemas-fonemas e fonemas-grafemas para possibilitar às crianças a descoberta do princípio alfabético.