Nesta atividade propõe-se uma estratégia lúdica para treinar a velocidade e a precisão no reconhecimento das letras.
Objetivos
Geral:
- Automatizar o conhecimento de letras.
Específico:
- Ser capaz de rapidamente enrolar o cordel à volta do sol, enquanto se identifica o som que cada letra representa.
Contexto
Material
- 1 "sol" para cada criança;
- 70 cm de cordel para cada sol;
- Folha com gráfico de barras;
- Cronómetro.
Contextualização
A automatização do conhecimento de letras é fundamental para a evolução das habilidades alfabéticas dos aprendizes. Para que a decodificação se automatize é necessário que o reconhecimento do fonema que cada letra representa seja praticamente instantâneo. Diferenças de milissegundos no reconhecimento das letras pode traduzir-se numa descodificação mais lenta e laboriosa, que absorve os recursos atencionais que deveriam estar a ser dirigidos para o significado do material que está a ser lido. O conhecimento de letras automatizado é um alicerce essencial para bons desempenhos na leitura e na escrita.
Neste jogo cada aluno tem o seu sol, com um cordel pendurado no centro. O objetivo é que enrolem o cordel à volta do sol o mais rápido possível enquanto indicam os “sons” das letras por onde o cordel vai passando. Idealmente os alunos devem indicar o “som” da letra e não o nome da letra (por exemplo, em vez de nomearem <S> como “Ésse” devem dizer /s/; em vez de dizerem “guê” para <G> devem dizer /g/). Se os alunos disserem o nome da letra o/a professor/a deve dizer que está certo, mas que pretende que digam o “som” que a letra representa.
Este jogo deve ser repetido em vários dias e com tipos de letra diferentes. Os alunos devem poder levar os Sóis para casa para poderem treinar para as competições, o que vai ajudar à consolidação da automatização do conhecimento de letras.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- Nomear corretamente as letras- Ser rápido na nomeação das letras- Enrolar o cordel
- Compreender e cumprir as instruções da atividade
- Treinar individualmente
Extensão da atividade
Como os sois não apresentam todas as letras do abecedário podem ser construídos outros com outras letras ou com letras dispostas noutra sequência. Para isso é fornecido um molde em branco que os próprios alunos poderão preencher.
Diferenciação para alunos com dificuldades
- As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la uma segunda vez, mas individualmente.
- Desta vez é medido o tempo que demoram a enrolar totalmente o cordel. O objetivo é que consigam melhorar à medida que vão repetindo a tarefa. Essa melhoria deve ser assinalada e festejada. Para isso os/as professores/as podem usar a folha com o gráfico de barras. Por cada 5 segundos que a criança demorou a enrolar o cordel deve ser pintado um quadrado da barra.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2024). Corrida do sol das letras. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. Fundação Belmiro de Azevedo.
Publicação: 06.maio.2024