Nesta atividade é solicitado às crianças que prestem atenção ao fonema inicial e que tentem encontrar todas as palavras que se iniciem com o fonema /f/.
Objetivos
Gerais:
- Treinar a habilidade para analisar o fonema inicial e detetar o fonema /f/;
- Treinar a correspondência entre o fonema /f/ e a letra F.
Específicos:
- Ajudar a foca a encontrar as palavras que pertencem à sua família (palavras começadas pelo fonema /f/) e colocar as imagens na casa do /f/.
Contexto
Material
- 1 Tampa de garrafão de água;
- 25 Tampas de garrafa de água;
- 1 Tabuleiro de jogo (em anexo);
- 1 Imagem de uma foca;
- 18 Letras «F»;
- 7 Círculos vermelhos;
- 25 Imagens/palavras:
- 18 Palavras iniciadas com o fonema /f/: Fato, Fada, Figo, Filha, Fogo, Ferro, Folha, Feijão, Festa, Funil, Faca, Ficha, Farol, Fila, Feliz, Fogão, Fita, Foto;
- 7 Palavras iniciadas com outros fonemas: Rato, Sino, Gelo, Vela, Rocha, Jogo, Sopa.
Contextualização
Durante o jogo serão colocadas 10 tampas no tabuleiro contendo imagens de palavras começadas pelo fonema /f/ e por outros fonemas. As crianças terão de escolher uma das tampas e analisar o fonema inicial.
Se a palavra começar com o fonema /f/ a criança deverá colocá-la junto da «Foca» pois pertence à sua família. Se não começar, a criança deve retirar a imagem do tabuleiro. Em qualquer dos casos passa a vez a outra criança para escolher uma imagem. Cada vez que uma palavra/tampa sai do oceano o professor/técnico deve colocar outra, escolhendo uma de entre as suplentes.
As crianças poderão confirmar se as suas respostas estão corretas voltando a tampa ao contrário e verificando se tem a letra «F» ou um círculo vermelho. O jogo termina quando não restarem imagens no oceano.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- Nomear as imagens
- Articular corretamente as palavras
- Prolongar o fonema inicial das palavras
- Compreender as instruções da atividade
- Detetar se as palavras começam ou não com fonema /f/
- Permanecer atento e sentado durante a atividade
- Esperar pela sua vez de jogar
Diferenciação para alunos com dificuldades
- As crianças que tiverem apresentado dificuldades na primeira parte da tarefa são selecionadas para realizar esta modalidade de jogo de forma mais individualizada (individual ou pequeno grupo até 3 crianças).
- O adulto que aplicar a tarefa terá de escolher duas tampas de cada vez, uma com uma palavra começada pelo fonema /f/ e a outra começada por outro fonema. O objetivo é que a criança escolha qual das duas pertence à «família da Foca», isto é, qual começa com o fonema /f/. Quando encontrar a palavra certa e confirmar, voltando a tampa ao contrário, deve colocá-la junto da foca. A outra tampa deve ser retirada do tabuleiro e escolher um novo par de palavras. Nesta fase do jogo poderão ser feitos até sete ensaios diferentes.
- Sugestões de pares de palavras: Fato-Gelo; Fada-Rocha; Figo-Rato; Filha-Saco; Fita-Vaso; Faca-Jogo; Ferro-Sopa.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Encontra a família da foca. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 02.novembro.2020
O princípio alfabético é o mecanismo de funcionamento dos sistemas de escrita alfabética. De acordo com este princípio, cada fonema é representado por um grafema. Compreender o funcionamento do princípio alfabético é a chave da aprendizagem da leitura e da escrita. O princípio alfabético é a base da decodificação/codificação, assim como a da aprendizagem do código ortográfico.