1. Promover a apreensão do princípio alfabético
Muitas crianças iniciam o 1.º ciclo já com conhecimentos sobre letras. E até são capazes de escrever algumas palavras. Mas, na sua grande maioria, mesmo essas crianças podem não ter compreendido a essência da tarefa de ler, que é a aplicação do princípio alfabético.
“Compor palavras” é uma tarefa que ajuda as crianças a compreender o funcionamento do princípio alfabético. Permite desenvolver a sua consciência sobre como as palavras são constituídas e como cada letra/fonema numa palavra contribui para a sua escrita e para a sua pronúncia. Pode-se fazer este tipo de exercícios ou jogos dando às crianças alguns quadradinhos de papel ou cartão com uma letra escrita ou dando-lhes letras de plástico e pedir-lhes que troquem, acrescentem ou removam letras para criar palavras.
A atividade deve ser primeiro modelada: realizada passo a passo e explicada através do uso de alguns exemplos, face a um grupo de crianças, e depois deve-se deixar cada criança experimentar e ir acompanhando o seu trabalho.
Uma atividade de modelação poderia ser a de substituir uma letra numa palavra e mostrar que, ao mudar a letra, muda o fonema e muda a palavra. Sempre fazendo uso da explicitação dos gestos articulatórios para apoiar a apreensão das mudanças na produção da fala. Por exemplo, pode ser apresentada à criança uma palavra muito curta, de estrutura silábica simples (CV), com um grafema inicial cujo som se pode prolongar quando pronunciado. Uma possibilidade seria a palavra “vi”. Uma sequência de passos, após enunciar a palavra, poderia ser:
a) Analisar os fonemas da palavra separadamente: produzir o fonema inicial da palavra de forma prolongada (e.g., /vvvvv/) e depois dizer o segundo fonema prolongadamente (e.g., /iiiiii/), mostrando que a palavra tem dois fonemas diferentes que podem ser produzidos separadamente (a consoante com esforço para evitar prolongar apenas a vogal) e podem juntar-se para formar a palavra;
b) Pedir à criança que repita, que procure prestar atenção aos gestos articulatórios quando produz cada fonema, e indique qual o primeiro “som” (fonema);
c) Mostrar a palavra escrita numa folha e entregar à criança dois quadrados em papel, cada um com uma letra (e.g., <v> e <i>);
d) Depois de ter produzido a palavra oralmente e pedido à criança que a repita, modelar em seguida a produção de cada fonema de forma tão prolongada quanto possível, indicando simultaneamente uma letra para cada um e colocando uma letra ao lado da outra para formar a palavra, que deve ser dita de modo natural;
e) Perguntar quantos “sons” a criança consegue distinguir e reforçar, mostrando que a letra <v> corresponde ao fonema /v/ e a letra <i> corresponde ao fonema /i/;
f) Dizer os dois fonemas mais rapidamente, tudo junto, /vi/, e pedir à criança que faça o mesmo;
g) Substituir a primeira letra por outra (<r>), repetir todo o procedimento com <ri>, /R/ e /i/, e discutir a ideia de que cada letra corresponde a um “som” e que, juntando os “sons” das letras, podemos formar palavras;
h) Comparar os primeiros fonemas de cada palavra e mostrar que são diferentes, apoiando-se nos gestos articulatórios para produzir cada um. Pedir à criança que repita;
i) Mostrar que, ao mudar uma letra, muda o fonema e muda a palavra.
2. Monitorizar a apreensão do princípio alfabético
Para monitorizar a apreensão pelas crianças do princípio alfabético é necessário pedir-lhes, com regularidade, que:
a) Identifiquem os fonemas associados às letras/grafemas;
b) Escrevam palavras simples usando letras que já conhecem; ao mesmo tempo leiam essa palavra e enumerem os fonemas e os grafemas da palavra;
c) Leiam em voz alta palavras novas usando as letras que já conhecem;
d) Leiam/escrevam pseudopalavras construídas com letras que já conhecem;
e) Descubram palavras que começam com um fonema fornecido (e.g., /f/);
f) Contem os fonemas de palavras;
g) Identifiquem os fonemas que constituem as palavras;
h) Escrevam letras a partir de ditados de “sons” de letras.
No entanto, para verificar se esses conhecimentos estão bem estabelecidos, não basta avaliar a exatidão dos desempenhos, também é muito importante que os professores verifiquem o tempo que as crianças levam a realizar esse tipo de tarefas. Se uma criança for muito lenta a decidir o “som” de uma letra/grafema ou a decodificar uma palavra que tenha letras conhecidas, isso é um indicador de que a aprendizagem não está consolidada.
Autoria: Ana Paula Vale Edição: Andreia Lobo
Publicação: 22.setembro.2020
Esta atividade pode ser usada como estratégia para iniciar o ensino das vogais, ou como estratégia para consolidar a relação entre grafemas e fonemas vocálicos depois de já todos terem sido ensinados.
Nesta atividade é solicitado às crianças que prestem atenção ao fonema inicial e que tentem encontrar todas as palavras que se iniciem com o fonema /f/.
Neste jogo as crianças aprenderão a prolongar o fonema inicial das palavras, um primeiro passo para que sejam capazes de analisar o fonema inicial.
Este jogo deve ser realizado quando todas as letras já tiverem sido ensinadas e se pretende consolidar os conhecimentos sobre as correspondências entre os fonemas e os grafemas.
O princípio alfabético é o mecanismo de funcionamento dos sistemas de escrita alfabética. De acordo com este princípio, cada fonema é representado por um grafema. Compreender o funcionamento do princípio alfabético é a chave da aprendizagem da leitura e da escrita. O princípio alfabético é a base da decodificação/codificação, assim como a da aprendizagem do código ortográfico.