Saber identificar o fonema inicial é fundamental, tanto para as tarefas de leitura como para as de escrita. Neste jogo as crianças aprenderão a analisar e a detetar o fonema inicial /R/ e que este corresponde à letra <R>/<r>.
Objetivos
Gerais:
Específicos:
Contexto
Material
- Mapa (projetor + tela branca ou imprimir imagem em formato A3);
- Cronómetro;
- 28 imagens (objetos ou animais);
Contextualização
Aprender a usar o princípio alfabético implica aprender:
a) nomes e sons de letras ou grupos de letras (grafemas);
b) a detetar, identificar e isolar os fonemas que constituem as palavras – tomar consciência dos fonemas;
c) a estabelecer associações entre grafemas e fonemas numa sequência ortográfica.
Estes três tipos de conhecimento são adquiridos e desenvolvem-se em estreita interação, influenciando-se reciprocamente. Conhecer letras ajuda a identificar os fonemas das palavras; por sua vez, tomar consciência dos fonemas ajuda a reter o som das letras e a compreender o seu papel na representação escrita de palavras, canalizando a atenção da criança para os detalhes e para a combinação de letras numa palavra. Por isso, cada um desses conhecimentos tem uma função que é necessária para a aprendizagem da decodificação e da codificação, mecanismos indispensáveis para aprender a ler num sistema alfabético.
Neste jogo vai ser solicitado às crianças que encontrem uma única rua certa (a rua do /R/), ou seja, que possui apenas imagens que comecem com o fonema /R/.
Com esta atividade pretende-se que as crianças consigam analisar e detetar o fonema inicial /R/ e perceber que este corresponde à letra /.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
Extensão da atividade
O jogo pode ser realizado em contexto de turma através da projeção com videoprojector ou em grupo ligeiramente mais pequeno e também de forma individual com a impressão das imagens e do mapa num formato A3.
Diferenciação para alunos com dificuldades
As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa em grupo alargado poderão realizá-la uma segunda vez, em grupo mais pequeno (até 3 crianças). Nesta fase, jogarão individualmente, com mapas impressos e competirão entre si para ver qual é a criança mais rápida a encontrar a rua que contém apenas palavras começadas com o fonema /R/.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2022). A rua do R. In Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 30.maio.2022
O princípio alfabético é o mecanismo de funcionamento dos sistemas de escrita alfabética. De acordo com este princípio, cada fonema é representado por um grafema. Compreender o funcionamento do princípio alfabético é a chave da aprendizagem da leitura e da escrita. O princípio alfabético é a base da decodificação/codificação, assim como a da aprendizagem do código ortográfico.
A tomada de consciência dos fonemas envolve a compreensão de que os fonemas são partes na constituição das sílabas e, portanto, na constituição das palavras. A consciência dos fonemas desenvolve-se como consequência de um ensino explícito, habitualmente o ensino das letras aplicado a tarefas de leitura e/ou escrita, e é essencial para aprender a ler num sistema de escrita alfabética, como o nosso.