Neste jogo as crianças aprenderão a prolongar o fonema inicial das palavras, um primeiro passo para que sejam capazes de analisar o fonema inicial.
Objetivos
Gerais:
- Treinar a capacidade para prolongar e identificar o fonema inicial das palavras
Específicos:
- Dizer a palavra de forma lenta no início, prolongando o fonema inicial para facilitar a sua identificação, e de forma rápida no resto da palavra, como se estivesse numa montanha russa.
Contexto
Material
- Montanha russa - pode ser projetada em tela branca (ppt) ou impressa em formato A3 (pdf)
- 30 carruagens com imagens:
Parte 1 - alho, arroz, erva, erro, ilha, osso, ovo, ogre, urso, unha
Parte 2 - foca, sumo, jogo, rato, zero, chave, vaso, fato, sino, jato, rolha, zebra, xaile, vaca, fada, sopa, jornal, romã, vela, chita
- vídeo-projetor
Contextualização
Neste jogo as crianças aprenderão a prolongar o fonema inicial das palavras. Este é o primeiro passo para que sejam capazes de analisar o fonema inicial. Por essa razão, na primeira parte do jogo todas as palavras começam com vogais e na segunda parte as palavras começam com fonemas consonantais que é possível dizer de forma prolongada.
Nesta tarefa vai ser solicitado às crianças que digam a palavra à mesma velocidade que a carruagem vai percorrendo os carris da montanha russa. Na subida inicial a criança deve dizer a palavra bem devagar e na descida deve dizer mais rápido. No final da montanha russa deve dizer qual o fonema inicial da palavra.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- Nomear as imagens
- Articular corretamente as palavras
- Compreender as instruções da atividade
- Prolongar as vogais iniciais
- Prolongar fonemas consonânticos iniciais
- Identificar o fonema inicial
- Esperar pela sua vez de jogar
Conselhos
- O jogo pode ser realizado em contexto de turma através da projeção com videoprojector ou em grupo ligeiramente mais pequeno com a impressão da montanha russa num formato A3.
Diferenciação para alunos com dificuldades
- As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la uma segunda vez, em grupo mais pequeno (até 3 crianças).
- Neste nível do jogo, cada criança deverá ter oportunidade de prolongar e identificar o fonema inicial de três palavras começadas por vogal (Parte I) e três palavras começadas por consoante (Parte II).
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Montanha Russa dos Sons. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 30.novembro.2020
A tomada de consciência dos fonemas envolve a compreensão de que os fonemas são partes na constituição das sílabas e, portanto, na constituição das palavras. A consciência dos fonemas desenvolve-se como consequência de um ensino explícito, habitualmente o ensino das letras aplicado a tarefas de leitura e/ou escrita, e é essencial para aprender a ler num sistema de escrita alfabética, como o nosso.