Aprender Para Usar

Montanha russa de sons

Tomar consciência dos fonemas

Neste jogo as crianças aprenderão a prolongar o fonema inicial das palavras, um primeiro passo para que sejam capazes de analisar o fonema inicial.

Objetivos

Gerais:

- Treinar a capacidade para prolongar e identificar o fonema inicial das palavras

Específicos:

- Dizer a palavra de forma lenta no início, prolongando o fonema inicial para facilitar a sua identificação, e de forma rápida no resto da palavra, como se estivesse numa montanha russa.


Contexto


Material

     - Montanha russa - pode ser projetada em tela branca (ppt) ou impressa em formato A3 (pdf)

     - 30 carruagens com imagens:

        Parte 1 - alho, arroz, erva, erro, ilha, osso, ovo, ogre, urso, unha
        Parte 2 - foca, sumo, jogo, rato, zero, chave, vaso, fato, sino, jato, rolha, zebra, xaile, vaca, fada, sopa, jornal, romã, vela, chita

     - vídeo-projetor


Contextualização

Neste jogo as crianças aprenderão a prolongar o fonema inicial das palavras. Este é o primeiro passo para que sejam capazes de analisar o fonema inicial. Por essa razão, na primeira parte do jogo todas as palavras começam com vogais e na segunda parte as palavras começam com fonemas consonantais que é possível dizer de forma prolongada.

Nesta tarefa vai ser solicitado às crianças que digam a palavra à mesma velocidade que a carruagem vai percorrendo os carris da montanha russa. Na subida inicial a criança deve dizer a palavra bem devagar e na descida deve dizer mais rápido. No final da montanha russa deve dizer qual o fonema inicial da palavra.


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

     - Nomear as imagens
- Articular corretamente as palavras
- Compreender as instruções da atividade
- Prolongar as vogais iniciais
- Prolongar fonemas consonânticos iniciais
- Identificar o fonema inicial
     - Esperar pela sua vez de jogar


Conselhos

     - O jogo pode ser realizado em contexto de turma através da projeção com videoprojector ou em grupo ligeiramente mais pequeno com a impressão da montanha russa num formato A3.


Diferenciação para alunos com dificuldades

     - As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la uma segunda vez, em grupo mais pequeno (até 3 crianças).

     - Neste nível do jogo, cada criança deverá ter oportunidade de prolongar e identificar o fonema inicial de três palavras começadas por vogal (Parte I) e três palavras começadas por consoante (Parte II).


Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Montanha Russa dos Sons. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.


Publicação: 30.novembro.2020

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