Aprender Recomenda-se

O que pode ser difícil na aprendizagem da leitura e escrita? A complexa relação entre letras e sons

1. Promover o conhecimento das irregularidades 

É fácil antever o caminho que leva a um melhor conhecimento das irregularidades ou inconsistências: não se trata de dominar regras, mas sim de conhecer exemplares. Ou seja, é necessário conhecer a forma escrita das palavras irregulares ou inconsistentes, tê-las armazenadas em memória. Como conseguir fazê-lo?

O primeiro passo é criar alguma familiaridade das crianças com estas palavras. Isto pode acontecer naturalmente em atividades de enriquecimento do vocabulário, quer falado quer escrito, em que as crianças são a elas expostas. Em casa, a leitura de contos, com o livro visível não só para o adulto, mas também para a criança, propicia o contacto com palavras, várias das quais serão inconsistentes. E também na escola, qualquer atividade, seja de leitura em voz alta, seja de apresentação e discussão de conteúdos, pode ser usada para a familiarização com as palavras escritas, incluindo as inconsistentes.

Além da exposição e do contacto, torna-se necessária a prática: exercitar a leitura e praticar a escrita de palavras irregulares ou inconsistentes. É a prática continuada, de preferência em contexto significativo, que suporta a aquisição do conhecimento em geral, e o caso destas palavras não é exceção. Nas FAQ encontra alguns exemplos.


2. Monitorizar o domínio das irregularidades

O conhecimento progressivo das palavras irregulares ou inconsistentes manifesta-se tanto na leitura em voz alta como na escrita.

Quanto à leitura em voz alta, a atenção particular à forma como a criança pronuncia palavras inconsistentes permite detetar eventuais hesitações, dúvidas ou dificuldades; se isso acontecer, é oportuno exemplificar com pronúncia cuidada a leitura correta da palavra. Propicia-se assim uma ocasião de aprendizagem através do reforço do traço mnésico entre a forma escrita e a forma falada da palavra.

Como em português as inconsistências são mais importantes quando se escreve do que quando se lê, é particularmente importante atender ao modo como a criança escreve. Atividades como o ditado ou a escrita livre permitem detetar casos que suscitem maiores dificuldades a uma ou mais crianças. Impõe-se então um feedback apropriado que, tal como na leitura, tem por objetivo fortalecer na criança o traço mnésico da forma da palavra escrita.

Autoria: São Luís Castro          Edição: Andreia Lobo

Publicação: 22.setembro.2020

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