Nesta atividade as crianças aprendem que o grafema <x> se pode ler /ks/ em algumas palavras, e treinam a leitura das palavras mais frequentes com esse caso.
Objetivos
Geral:
- Aprender e treinar a leitura de palavras em que o grafema <x> se lê /ks/.
Específicos:
- Ser capaz de ler palavras isoladas, e em contexto, com o grafema <x> com valor fonológico /ks/
Contexto
Material
- Placa com imagens e exemplos de palavras em que a letra <x> se lê /ks/: boxe, táxi, saxofone, reflexo;
- [F1] Folha de Registo Individual da Leitura de Lista de Palavras (Professor);
- [F2] Ficha do Aluno para Leitura de Lista de Palavras;
- [F3] Folha de Registo Individual da Leitura de Texto (Professor);
- [F4] Ficha do Aluno para Leitura de Texto
Contextualização
O objetivo desta atividade é, por um lado, ensinar que o grafema <x> se pode ler /ks/ em algumas palavras, e por outro treinar a leitura das palavras mais frequentes com esse caso. Este caso ortográfico não pode/deve ser ensinado como uma regra tanto na leitura como na escrita, pois o grafema <x> pode ser decodificado de diversas formas (e.g., em lê-se /ks/ - /´bɔksɨ/; em lê-se /z/ - / i’zɐmɨ /; em lê-se /ʃ/ - /`liʃu /; e em lê-se /s/ /`masimu/) e, por outro lado, o grupo de fonemas /ks/ também pode ser representado na escrita de modos diferentes (e.g., com a letra <x> como em <fixo>; com <cç> como em <ficção>; com <cc> como em <friccionar>). Assim, estas palavras, as que contêm o fonema /ks/, devem ser trabalhadas como palavras excecionais, isto é, palavras cuja conversão entre os grafemas e os fonemas não é inequívoca, nem auxiliada por regras posicionais. As formas de aprender a ler e escrever estas palavras são: memorizando-as e/ou estabelecendo uma ligação morfológica com palavras base (e.g., “fixado” escreve-se com <x> porque deriva da palavra “fixo”, que também se escreve com <x>). Além disso, é necessário muito treino, pois estas formas de aprender ocorrem caso a caso.
Em síntese, este caso ortográfico deve ser trabalhado através do treino palavra a palavra, usando também o recurso à informação morfológica quando adequado; nomeadamente, o treino deve fazer-se através da explicitação da relação entre os sons da fala e a ortografia de cada palavra, da exposição maciça às palavras que têm este caso, e da utilização de diferentes estratégias que envolvam a relação tripla entre significado, a fonologia e a ortografia da palavra, para consolidar a memorização.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- Decodificar palavras regulares
- Decodificar palavras com regras contextuais
- Reconhecer palavras excecionais frequentes
- Ler o texto com precisão
- Ler o texto com velocidade e ritmo adequados
- Ler o texto com entoação, respeitando a pontuação
- Ler palavras em que a letra <x> se lê /ks/
Extensão da atividade
A letra <x> pode representar diferentes fonemas e por isso é lida de diferentes formas em diferentes palavras. Cada um dos casos da letra <x> deve ser trabalhado isoladamente e com estratégias específicas para que a aprendizagem seja consolidada.
Diferenciação para alunos com dificuldades
Os alunos que não tenham mostrado uma evolução significativa no desempenho entre a avaliação individual inicial e final devem realizar trabalho adicional com os materiais fornecidos seguindo as seguintes estratégias:
- Escrita à mão das palavras em que a letra se lê /ks/, enquanto produz oralmente a palavra;
- Explicitação do significado das palavras e criação de frases utilizando-as;
- Leitura cronometrada, em voz alta, do texto e da lista de palavras; o professor constrói gráficos com os tempos para demonstrar a evolução ao aluno (repetir as vezes necessárias até se verificar melhoria);
- Gravação áudio da leitura do aluno e audição em conjunto para explicitação dos aspetos a melhorar.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2021). Palavras em que o X se lê /ks/. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 24.maio.2021
O português é uma escrita alfabética – quando escrevemos, as letras mostram a sequência dos fonemas nas palavras. Mas nem sempre há uma correspondência fixa, de um-para-um, entre letra e som/fonema. As irregularidades do código tornam a aprendizagem, tanto da leitura como da escrita, menos linear e mais difícil.