Aprender Para Usar

Letra e Som: Que relação?

Aprender a ler e a escrever implica a apropriação do princípio alfabético, isto é, de que os grafemas representam os sons da fala, os fonemas. As relações entre grafemas e fonemas podem ser de vários tipos e têm de ser aprendidas de forma gradual.

As correspondências entre grafemas e fonemas podem ser de vários tipos: de um-para-um, de um-para-muitos, dependendo de regras contextuais, ou irregulares.

O pleno domínio das regularidades da ortografia implica necessariamente treino e prática. É o exercício da leitura que irá consolidar esse conhecimento e tornar a leitura fluente para possibilitar a compreensão do que se lê. A aprendizagem das irregularidades exige um treino e prática ainda mais consistentes porque a sua aprendizagem depende essencialmente da memorização das correspondências em casos particulares.

Para ensinar a ler é importante ter em consideração os diferentes tipos de correspondências e introduzi-los de forma gradual: dos mais simples e consistentes aos que apresentam correspondências múltiplas ou irregulares.

Neste conjunto de vídeos aborda-se a relação entre os fonemas e os grafemas e a importância da distinção entre o nome da letra e o som que ela representa para a aprendizagem das correspondências.





Referência bibliográfica

- Gomes, I., & Castro, S. L. (2021). Inventário das correspondências entre grafemas e fonemas do Português Europeu: Direção da leitura e da escrita. Laboratório de Fala da FPCE-UP / Grupo de Investigação em Neurocognição e Linguagem do Centro de Psicologia da Universidade do Porto.


Autoria: Inês Gomes e São Luís Castro

Publicação: 29.novembro.2021

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