1. Promover o conhecimento do sistema de escrita
A melhor forma de promover os conceitos sobre a escrita é a exploração com um adulto letrado dos mais variados suportes onde é possível encontrar a escrita. Desde os produtos alimentares, aos panfletos publicitários, às revistas e jornais, até ao livro, o objeto escrito por excelência. Momentos de leitura à criança, de leitura partilhada com a criança são fulcrais para o desenvolvimento destes conhecimentos. Igualmente importantes são momentos em que a criança possa manipular a escrita. Exemplos: recortar letras, fazer colagens, mas também tentar escrever as letras e as palavras que já conhece e até inventar a escrita de palavras cuja representação ortográfica desconhece, isto é, a escrita inventada.
2. Monitorizar o conhecimento do sistema de escrita
O domínio dos conceitos sobre a escrita pode ser avaliado numa situação de leitura partilhada em que o adulto coloca perguntas sobre um livro que está a ser lido em conjunto. Por exemplo: Onde é que eu começo a ler? Que página leio primeiro? Nesta página, mostras-me um ponto de exclamação?
Este procedimento de avaliação foi desenvolvido por Marie Clay, que adaptou livros infantis para avaliar os conceitos sobre a escrita. Um dos livros adaptados tem cerca de 20 páginas – uma página com uma ilustração e outra com uma ou duas frases – e, ao ser lido com uma criança em idade pré-escolar, permite avaliar 23 conceitos sobre a escrita, em cerca de dez minutos.
Um caso especial dos conceitos sobre a escrita é o conhecimento das letras, que pode facilmente ser avaliado, até de forma lúdica. Por exemplo, mostrando à criança cartões com as letras impressas, em maiúsculas, minúsculas, em fontes diversas, e pedindo-lhe para dizer as letras que conhece.
Autoria: Rui Alves Edição: Andreia Lobo
Publicação: 22.setembro.2020
Aprender a ler e a escrever pode começar muito antes da entrada na escola. A aprendizagem crucial está, no entanto, frequentemente reservada, e bem, para a escola. Existe, ainda assim, um conjunto de aprendizagens sobre o sistema de escrita que as crianças adquirem de modo informal e sem necessidade de escolarização. Elas preparam o caminho para a leitura e cultivam bons leitores, desde muito cedo.