Conjunto de materiais destinados a crianças a frequentar o último ano da educação pré-escolar, a educadores e pais. Pretende promover, de forma lúdica, a emergência da competência da leitura e da escrita.
O Projeto
O projeto Aprender a Brincar com… a Bia e o Kiko, é composto por conjuntos de propostas de atividades que pretendem constituir-se como potenciadoras de experiências ricas do ponto de vista linguístico, que despertem o interesse e a curiosidade das crianças e confiram significado às suas vivências.
O projeto inclui recursos idênticos para a promoção das competências de matemática.
Objetivos Gerais
Contribuir para:
Contexto de utilização
Material
Contextualização
Os conhecimentos sobre leitura e escrita começam a construir-se muito antes da escolarização formal. O currículo é, por natureza, cumulativo e integrador, pelo que cada etapa influencia, positiva ou negativamente, as etapas seguintes. Por esse motivo é fundamental confrontar as crianças com situações desafiadoras que lhes facultem oportunidades de seguir os seus próprios caminhos e de construir o seu conhecimento, não descurando os conteúdos da língua cuja promoção intencional deve estar sempre presente.
Organização
Caderno e Atividades
No Caderno de Atividades são apresentadas 28 propostas de atividades, organizadas por nível crescente de dificuldade. Para cada atividade são identificadas as competências chave a estimular e apresentadas notas para apoiar Educadores e Pais nesta tarefa. São ainda incluídas páginas de recortes com elementos para construir jogos e/ou para completar algumas tarefas. A maior parte das propostas de atividades têm como ponto de partida a leitura de um pequeno texto introdutório (um poema, uma adivinha ou uma lengalenga).
Brochura para Pais e Educadores
Nesta Brochura é explicada a importância das atividades propostas para o desenvolvimento das competências chave subjacentes a cada uma delas.
Os pais podem ainda encontrar sugestões para o aproveitamento de situações do quotidiano para a promoção das mesmas competências, bem como sugestões de leitura para a sua expansão.
Uma vez que a motivação para a leitura é também um dos objetivos deste projeto, são também incluídas, em todas as atividades, sugestões de leitura.
Notas à utilização
Embora se trate de um Caderno de Atividades, a sua efetuação não dispensa o apoio dos Educadores ou dos Pais, tanto mais que a correta efetuação das mesmas exige a compreensão (e eventualmente a expansão) das instruções.
Referências bibliográficas
- Viana, F. L. & Gonçalves, L. (2017). Aprender a Brincar com… Bia e Kiko. Linguagem oral e abordagem à escrita. Maia: Lusoinfo Multimédia II.
Publicação: 03.janeiro.2022
A aprendizagem da leitura/escrita implica a aprendizagem de um sistema de signos gráficos que representam a fala e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que possibilitem a compreensão do que se lê e a capacidade de expressão através da escrita. Por isso, o sucesso nesta aprendizagem é influenciado pela condição em que cada criança se encontra quando inicia a escolaridade, em particular pelo seu desenvolvimento linguístico e pelo contacto prévio que teve com a escrita.