Preparar Para Usar

Aprender a Brincar com... Bia e Kiko

Linguagem oral e abordagem à escrita

Conjunto de materiais destinados a crianças a frequentar o último ano da educação pré-escolar, a educadores e pais. Pretende promover, de forma lúdica, a emergência da competência da leitura e da escrita.


O Projeto

O projeto Aprender a Brincar com… a Bia e o Kikoé composto por conjuntos de propostas de atividades que pretendem constituir-se como potenciadoras de experiências ricas do ponto de vista linguístico, que despertem o interesse e a curiosidade das crianças e confiram significado às suas vivências.

O projeto inclui recursos idênticos para a promoção das competências de matemática. 


Objetivos Gerais

     Contribuir para:

  • o desenvolvimento da linguagem oral;
  • o desenvolvimento da consciência fonológica, fonémica e morfossintática;
  • a aquisição de conceitos sobre o impresso;
  • a compreensão das relações entre a linguagem oral e a linguagem escrita;
  • a motivação para a leitura;
  • o desenvolvimento da curiosidade para a aprendizagem da leitura e da escrita;
  • o desenvolvimento da atenção e da memória auditiva.


Contexto de utilização


Material

  • Caderno de atividades – para o aluno
  • Brochura para pais e educadores
    • Inclui explicações para os educadores sobre o racional das atividades propostas e, por vezes, sugestões de expansão das mesmas;
    • Apresenta sugestões para os pais promoverem as competências trabalhadas no jardim-de-infância num contexto informal e integradas nas rotinas diárias
  • Aplicação multimédia com atividades de apoio aos Educadores e aos Pais. 


Contextualização

Os conhecimentos sobre leitura e escrita começam a construir-se muito antes da escolarização formal. O currículo é, por natureza, cumulativo e integrador, pelo que cada etapa influencia, positiva ou negativamente, as etapas seguintes. Por esse motivo é fundamental confrontar as crianças com situações desafiadoras que lhes facultem oportunidades de seguir os seus próprios caminhos e de construir o seu conhecimento, não descurando os conteúdos da língua cuja promoção intencional deve estar sempre presente.


Organização

Caderno e Atividades

No Caderno de Atividades são apresentadas 28 propostas de atividades, organizadas por nível crescente de dificuldade. Para cada atividade são identificadas as competências chave a estimular e apresentadas notas para apoiar Educadores e Pais nesta tarefa. São ainda incluídas páginas de recortes com elementos para construir jogos e/ou para completar algumas tarefas. A maior parte das propostas de atividades têm como ponto de partida a leitura de um pequeno texto introdutório (um poema, uma adivinha ou uma lengalenga).





Brochura para Pais e Educadores

Nesta Brochura é explicada a importância das atividades propostas para o desenvolvimento das competências chave subjacentes a cada uma delas.

Os pais podem ainda encontrar sugestões para o aproveitamento de situações do quotidiano para a promoção das mesmas competências, bem como sugestões de leitura para a sua expansão.

Uma vez que a motivação para a leitura é também um dos objetivos deste projeto, são também incluídas, em todas as atividades, sugestões de leitura.


Notas à utilização

Embora se trate de um Caderno de Atividades, a sua efetuação não dispensa o apoio dos Educadores ou dos Pais, tanto mais que a correta efetuação das mesmas exige a compreensão (e eventualmente a expansão) das instruções. 


Referências bibliográficas

- Viana, F. L. & Gonçalves, L. (2017). Aprender a Brincar com… Bia e Kiko. Linguagem oral e abordagem à escrita. Maia: Lusoinfo Multimédia II.


Publicação: 03.janeiro.2022

Textos Relacionados