A tarefa apresentada destina-se a crianças a frequentar a educação pré-escolar e permite que educadores ou pais, de forma lúdica, avaliem os conhecimentos que a criança já adquiriu acerca da escrita.
Objetivo Geral
- Avaliar o conhecimento das convenções sobre a escrita
Contexto de utilização
Material
OU
Contextualização
Existe um conjunto de aprendizagens sobre o sistema de escrita que as crianças adquirem de modo informal na interação com adultos ou crianças mais velhas e/ou através da observação do seu comportamento durante atividades de leitura e escrita. Estas aprendizagens preparam o caminho para a leitura, despertam o interesse pelos livros e cultivam bons leitores, desde muito cedo. Por essa razão devem ser propiciados com intencionalidade e regularidade momentos de contacto com a escrita, na sala do jardim de infância ou no contexto familiar.
A atividade proposta serve para monitorizar o conhecimento e a compreensão de um conjunto de convenções do sistema de escrita, podendo dar uma indicação útil sobre o contacto com a escrita, a atenção que a criança lhe presta e os conhecimentos que já adquiriu. Esta informação pode ser útil no despiste de crianças ainda pouco familiarizadas com “o mundo letrado”.
Instrução
O/A educador/a deve realizar a tarefa com uma criança ou com um pequeno grupo, não mais do que 6, num local com pouco ruído e com poucos distratores.
A tarefa consiste num conjunto de perguntas dirigidas a cada um dos alunos. No entanto para não ser apresentada de forma descontextualizada e artificial, sugere-se a sua realização antes da leitura em voz alta da história ou, no caso de o Educador optar por distribuir um livro a cada criança, integrada na exploração do livro.
O(s) livro(s) devem ser livros ”novos”, i.e., livro(s) com o(s) qual(ais) as crianças ainda não tenham tido contacto e que o/a educador/a não tenha lido/apresentado antes.
Pedir a cada criança que indique:
O que deve observar
Deve notar se cada criança
Diferenciação para alunos com dificuldades
As crianças que tenham apresentado dificuldades na tarefa devem ser alvo de particular atenção durante os momentos de leitura em voz alta para a turma (e.g., hora do conto) e selecionadas para um exercício regular e sistemático de leitura partilhada, exploração de livros e “brincadeiras com a escrita”. Esses momentos, ainda que promovidos intencionalmente, devem ser sempre momentos lúdicos, com o objetivo de despertar o interesse pelos livros, pela leitura e pelo potencial da escrita. A duração deste tipo de atividades deve ser sempre ajustada à capacidade de atenção da criança.
Referências bibliográficas
- Traduzido e adaptado de: Guidelines for Examining Phonics and Word Recognition Programs, Texas Reading Initiative, Texas Education Agency (2002). E de: Tips for Teaching Kids to Read, in Kame'enui, Marilyn Adams, & G. Reid Lyon (Eds.). Print Awareness: Guidelines for Instruction. Print Awareness: Guidelines for Instruction. Reading Rockets. https://www.readingrockets.org/article/print-awareness-guidelines-instruction
Publicação: 17.janeiro.2022
Aprender a ler e a escrever pode começar muito antes da entrada na escola. A aprendizagem crucial está, no entanto, frequentemente reservada, e bem, para a escola. Existe, ainda assim, um conjunto de aprendizagens sobre o sistema de escrita que as crianças adquirem de modo informal e sem necessidade de escolarização. Elas preparam o caminho para a leitura e cultivam bons leitores, desde muito cedo.