Preparar Para Usar

Conceitos sobre a escrita

Convenções do sistema de escrita, conhecimento das letras e grafia

A tarefa apresentada destina-se a crianças a frequentar a educação pré-escolar e permite que educadores ou pais, de forma lúdica, avaliem os conhecimentos que a criança já adquiriu acerca da escrita.


Objetivo Geral

- Avaliar o conhecimento das convenções sobre a escrita


Contexto de utilização


Material

  • Um livro de histórias adequado à idade e desenvolvimento da(s) crianças, de preferência um livro em grande formato

      OU

  • Um livro para cada criança.
  • Folha de registo


Contextualização

Existe um conjunto de aprendizagens sobre o sistema de escrita que as crianças adquirem de modo informal na interação com adultos ou crianças mais velhas e/ou através da observação do seu comportamento durante atividades de leitura e escrita. Estas aprendizagens preparam o caminho para a leitura, despertam o interesse pelos livros e cultivam bons leitores, desde muito cedo. Por essa razão devem ser propiciados com intencionalidade e regularidade momentos de contacto com a escrita, na sala do jardim de infância ou no contexto familiar.

A atividade proposta serve para monitorizar o conhecimento e a compreensão de um conjunto de convenções do sistema de escrita, podendo dar uma indicação útil sobre o contacto com a escrita, a atenção que a criança lhe presta e os conhecimentos que já adquiriu. Esta informação pode ser útil no despiste de crianças ainda pouco familiarizadas com “o mundo letrado”.


Instrução

O/A educador/a deve realizar a tarefa com uma criança ou com um pequeno grupo, não mais do que 6, num local com pouco ruído e com poucos distratores.

A tarefa consiste num conjunto de perguntas dirigidas a cada um dos alunos. No entanto para não ser apresentada de forma descontextualizada e artificial, sugere-se a sua realização antes da leitura em voz alta da história ou, no caso de o Educador optar por distribuir um livro a cada criança, integrada na exploração do livro.

O(s) livro(s) devem ser livros ”novos”, i.e., livro(s) com o(s) qual(ais) as crianças ainda não tenham tido contacto e que o/a educador/a não tenha lido/apresentado antes.

Pedir a cada criança que indique:

  • A capa do livro
  • O título do livro
  • Onde está escrita a história
  • Por onde se deve começar a ler
  • O sentido da leitura (da esquerda para a direita, de cima para baixo)
  • Uma palavra (onde começa e onde acaba)
  • O nome e som de várias letras
  • A primeira palavra de uma frase
  • A última palavra de uma frase
  • A primeira e a última palavra de uma frase
  • Um sinal de pontuação
  • Uma letra maiúscula
  • Uma letra minúscula


O que deve observar

Deve notar se cada criança

  • Consegue manter-se atenta durante a tarefa
  • Revela interesse/curiosidade pelo livro
  • Sabe manusear o livro: colocá-lo na posição correta e folheá-lo (Se a tarefa for realizada durante a exploração de um livro)
  • Distingue a escrita das ilustrações
  • Responder espontaneamente a cada uma das indicações dadas pelo/a educador/a, ou, se pelo contrário, aguarda pela resposta dos colegas e imita-as
  • Responde corretamente a cada uma das instruções


Diferenciação para alunos com dificuldades

As crianças que tenham apresentado dificuldades na tarefa devem ser alvo de particular atenção durante os momentos de leitura em voz alta para a turma (e.g., hora do conto) e selecionadas para um exercício regular e sistemático de leitura partilhada, exploração de livros e “brincadeiras com a escrita”. Esses momentos, ainda que promovidos intencionalmente, devem ser sempre momentos lúdicos, com o objetivo de despertar o interesse pelos livros, pela leitura e pelo potencial da escrita. A duração deste tipo de atividades deve ser sempre ajustada à capacidade de atenção da criança.


Referências bibliográficas

- Traduzido e adaptado de:  Guidelines for Examining Phonics and Word Recognition Programs, Texas Reading Initiative, Texas Education Agency (2002). E de: Tips for Teaching Kids to Read, in Kame'enui, Marilyn Adams, & G. Reid Lyon (Eds.). Print Awareness: Guidelines for Instruction. Print Awareness: Guidelines for Instruction. Reading Rockets. https://www.readingrockets.org/article/print-awareness-guidelines-instruction


Publicação: 17.janeiro.2022

Textos Relacionados