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Vamos às compras com sílabas

Desenvolver a consciência fonológica, em particular a consciência fonémica

O jogo "Vamos às compras com sílabas" permite às crianças treinar a capacidade de segmentar palavras em sílabas. Para jogarem irão comprar produtos numa loja usando moedas. O preço dos produtos depende do seu número de sílabas.

Objetivos

Gerais:

  • Treinar a capacidade para segmentar as palavras em sílabas;
  • Treinar a capacidade para contar as sílabas das palavras.

Específicos:

  • Ser capaz de identificar quantas sílabas tem cada objeto/palavra para saber qual é o seu preço (1 moeda por cada sílaba).


Contexto


Material

- 6 "moedas" de cartão para cada criança

- Bancada de loja

- Imagens de produtos (palavras) para comprar

  • 1 sílaba: noz, pá, lã, chá, giz, rã, boi, mel, pão; cruz, flor, pneus,
  • 2 sílabas: massa, arroz, bola, alho, maçã, lego, bolo, carro, figo, livro, jogo, mota, dragão, anel, brincos, calças, xaile, flauta, meias;
  • 3 sílabas: óculos, banana, bolacha, ananás, boneca, caneca, galinha, panela, dominó, enxada, ervilhas, lanterna, presépio, triciclo, cachecol, sandálias, aquário;
  • 4 sílabas: abóbora, alicate, batedeira, bicicleta, televisão, capacete, camisola, unicórnio, dinossauro, calendário, astronauta;
  • 5 sílabas: calculadora, telecomando, medicamento, rinoceronte, frigorífico.


Contextualização

Antes de aprender formalmente a ler, e antes de aprender a lidar com fonemas, é importante que as crianças aprendam a pensar sobre a dimensão fonológica da linguagem – a estrutura dos sons da fala – e sejam capazes de identificar, produzir e manipular sílabas.

Neste jogo as crianças poderão comprar produtos numa loja usando moedas. O preço dos produtos depende do seu número de sílabas. Assim, uma «noz» custa uma moeda porque apenas tem uma sílaba, enquanto «telecomando» custa 5 moedas porque tem cinco sílabas.

Com esta atividade pretende-se que a criança descubra o "preço" dos produtos dividindo as palavras em sílabas e contando-as. Cada criança tem 6 moedas e deve comprar os produtos necessários até as gastar na totalidade (não poderá comprar produtos com mais sílabas do que as moedas que possui).


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

  • Nomear as imagens
  • Articular corretamente as palavras
  • Compreender o que são sílabas
  • Compreender as instruções da atividade
  • Contar as sílabas das palavras


Extensão da atividade

O jogo pode ser realizado em contexto de turma mas organizada em vários grupos mais pequenos, ficando uma criança responsável por cada banca podendo ser entregues mais moedas criando assim mais oportunidades para treinar a habilidade para dividir as palavras e contar as sílabas.


Diferenciação para alunos com dificuldades

As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la uma segunda vez, em grupo mais pequeno (até 6 crianças).

Neste nível do jogo, cada criança terá 12 moedas para ter mais oportunidades de treinar a habilidade de segmentação das palavras em sílabas e a habilidade para as contar. Deverão ser utilizadas apenas as palavras com uma, duas e três sílabas para reduzir a sobrecarga de informação na memória verbal de trabalho.


Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Vamos às compras com sílabas. In Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.


Publicação: 31.janeiro.2022

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