O jogo "Vamos às compras com sílabas" permite às crianças treinar a capacidade de segmentar palavras em sílabas. Para jogarem irão comprar produtos numa loja usando moedas. O preço dos produtos depende do seu número de sílabas.
Objetivos
Gerais:
Específicos:
Contexto
Material
- 6 "moedas" de cartão para cada criança
- Bancada de loja
- Imagens de produtos (palavras) para comprar
Contextualização
Antes de aprender formalmente a ler, e antes de aprender a lidar com fonemas, é importante que as crianças aprendam a pensar sobre a dimensão fonológica da linguagem – a estrutura dos sons da fala – e sejam capazes de identificar, produzir e manipular sílabas.
Neste jogo as crianças poderão comprar produtos numa loja usando moedas. O preço dos produtos depende do seu número de sílabas. Assim, uma «noz» custa uma moeda porque apenas tem uma sílaba, enquanto «telecomando» custa 5 moedas porque tem cinco sílabas.
Com esta atividade pretende-se que a criança descubra o "preço" dos produtos dividindo as palavras em sílabas e contando-as. Cada criança tem 6 moedas e deve comprar os produtos necessários até as gastar na totalidade (não poderá comprar produtos com mais sílabas do que as moedas que possui).
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
Extensão da atividade
O jogo pode ser realizado em contexto de turma mas organizada em vários grupos mais pequenos, ficando uma criança responsável por cada banca podendo ser entregues mais moedas criando assim mais oportunidades para treinar a habilidade para dividir as palavras e contar as sílabas.
Diferenciação para alunos com dificuldades
As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la uma segunda vez, em grupo mais pequeno (até 6 crianças).
Neste nível do jogo, cada criança terá 12 moedas para ter mais oportunidades de treinar a habilidade de segmentação das palavras em sílabas e a habilidade para as contar. Deverão ser utilizadas apenas as palavras com uma, duas e três sílabas para reduzir a sobrecarga de informação na memória verbal de trabalho.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Vamos às compras com sílabas. In Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 31.janeiro.2022
Desenvolver nas crianças em idade pré-escolar habilidades para lidar conscientemente com os constituintes fonológicos da fala ajuda-as a familiarizar-se com a ideia de que as palavras são compostas por “bocadinhos de sons”. Esta noção será útil mais tarde, quando tiverem de aprender que as letras servem para representar os segmentos mais pequenos da fala, os fonemas.