1. Promover, de forma integrada, o trabalho de leitura e escrita
É importante que os educadores saibam que, quando estão a ensinar a leitura, estão também a influenciar a aprendizagem da escrita e vice-versa. Leitura e escrita partilham mecanismos e, em certa medida, ao trabalhar uma trabalha-se também a outra.
A leitura de textos pode servir para mostrar exemplos que podem ser analisados como se os leitores fossem escritores, isto é, a leitura pode apresentar modelos para a escrita.
Resumir um texto lido é uma estratégia poderosa para melhorar a compreensão da leitura do texto lido.
Analisar, avaliar, criticar e refletir sobre um texto lido através da escrita de um texto tem efeitos positivos tanto na leitura como na escrita.
Em alunos com relativa destreza na leitura e na escrita, escrever sínteses de leituras a partir de múltiplas fontes é uma excelente atividade para transformar o conhecimento dos alunos. Simultaneamente, a escrita de sínteses melhora também a leitura e a escrita.
O ensino equilibrado e integrado da leitura e da escrita favorece tanto a leitura como a escrita. O ensino integrado da leitura e da escrita não prescinde de que os currículos continuem a dedicar tempos de atividades de leitura e escrita independentes.
2. Monitorizar, de forma integrada, a consolidação das representações ortográficas e a automatização dos processos de leitura e escrita
A monitorização do progresso na leitura e na escrita é muito importante. Só assim os professores podem mudar e corrigir as estratégias mais adequadas para grupos de alunos que possam progredir de modo desfasado nas diferentes áreas da leitura. Para essa finalidade, a leitura de textos variados (literários, mas também outros) e a escrita de textos de vários géneros são boas atividades de monitorização do progresso dos alunos.
Autoria: Rui Alves Edição: Andreia Lobo
Publicação: 22.setembro.2020
No desenvolvimento da literacia, leitura e escrita podem manter entre si várias relações sinergéticas. Ensinar uma favorece a outra e ensinar as duas favorece ambas. Os currículos escolares devem, de um modo coerente, integrado e equilibrado, contemplar o ensino da leitura e da escrita.