"Papagaio que repete sons" é uma atividade em que se pretende que as crianças foquem a sua atenção nos sons que mais se repetem numa frase ou num conjunto de frases que são ditas por um papagaio-fantoche. De uma forma lúdica, as crianças vão ganhando gradualmente consciência dos fonemas, identificando-os e aprendendo quais os grafemas que os representam.
Objetivos
Gerais:
Específicos:
Contexto
Aplicar em pequeno grupo, de 3 até 9 crianças, com idade superior a 5 anos.
Material
- Papagaio falante;
- Textos com fonemas repetidos;
- Letras magnéticas;
- Espelho;
- Lista de frases;
- Listas de palavras
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
Extensão da atividade
Podem ser criadas novas frases ou novas listas de palavras que permitem realizar novamente o jogo sem repetir os mesmos estímulos. Esta dinâmica pode também ser usada em fases mais precoces com palavras que começam com a mesma sílaba ou que rimam.
Diferenciação para alunos com dificuldades
As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la uma segunda vez. Desta vez o papagaio dirá apenas palavras (e não frases) que contêm o fonema alvo para ser mais facilmente identificado. O técnico poderá dar um suporte mais dirigido, prolongando ou acentuando o fonema alvo, exagerando nos movimentos articulatórios, usando o espelho para que as crianças os identifiquem mais facilmente.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Papagaio que repete sons. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 21.novembro.2022
A aprendizagem da leitura/escrita implica a aprendizagem de um sistema de signos gráficos que representam a fala e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que possibilitem a compreensão do que se lê e a capacidade de expressão através da escrita. Por isso, o sucesso nesta aprendizagem é influenciado pela condição em que cada criança se encontra quando inicia a escolaridade, em particular pelo seu desenvolvimento linguístico e pelo contacto prévio que teve com a escrita.
Desenvolver nas crianças em idade pré-escolar habilidades para lidar conscientemente com os constituintes fonológicos da fala ajuda-as a familiarizar-se com a ideia de que as palavras são compostas por “bocadinhos de sons”. Esta noção será útil mais tarde, quando tiverem de aprender que as letras servem para representar os segmentos mais pequenos da fala, os fonemas.