Aprender Para Usar

A lengalenga do Falaroco

Esta lengalenga permite lembrar e elicitar os comportamentos de atenção, de sossego e de saber ouvir necessários às aprendizagens, particularmente quando se trata de desenvolver a linguagem.

É o exemplo de uma lengalenga curta que deverá ser recitada no início das atividades pois funcionará como uma preparação de cada criança para adotar um comportamento e uma atitude adequados ao desenvolvimento da linguagem e dos “sons” da fala: estar atento e saber ouvir. Pode ter o apoio do Falaroco, uma marioneta/fantoche adotada pela turma.


Contexto


Material

     - Marioneta/fantoche, que a turma adotará e que será o FALAROCO
     - Lengalenga
     - Imagens relativas às 3 ações incitadas pela lengalenga: estar sentado, estar atento a ouvir, estar sossegado


Instrução

Junte o grupo de crianças sentadas num local da sala que seja apropriado para realizar tarefas que exijam um nível baixo de ruído e de distração.

Diga-lhes que vai apresentar-lhes um novo “companheiro/amigo/fantoche (a expressão que achar mais apropriada ao grupo)”, o FALAROCO. Conte-lhes que o FALAROCO gosta muito de conversar, que adora fazer jogos com as palavras e que sabe muito sobre as regras desses jogos.

Diga-lhes que o FALAROCO começa sempre os jogos com uma lengalenga, que é a que lhes vai ensinar.

Mostre (o Falaroco mostra), por ordem, cada uma das imagens para ensinar cada frase da lengalenga e peça que todos mostrem/imitem o comportamento desejado.

Alternadamente, cada criança e o grupo todo repete a lengalenga e mostra o comportamento desejado.

O Falaroco deve elogiar o bom desempenho de cada criança explicitando o que está a fazer bem.


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

     - memorizar ou não a lengalenga
     - adequar o comportamento ao “pedido” que é “feito” por cada parte da lengalenga


Conselhos

Deve usar o Falaroco como intermediário dos seus elogios, observações e reparos. O facto de ser o Falaroco a fazê-los torna o “jogo”, as instruções e as condições mais aceitáveis pelas crianças.


Diferenciação para alunos com dificuldades

     - Fique de frente para as crianças, e mais próxima das mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem;
     - Dê sempre oportunidade às crianças mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem para repetir individualmente a lengalenga e mostrar o comportamento adequado


Autoria do recurso

     - Vale, A.P., Silva, A.R. & Martins, B. (2016). Extensão fonológica das palavras. Programa de promoção da linguagem, fonologia e literacia emergente (LFLê). Unidade de Dislexia. UTAD.
     - Vale, A.P.; Martins, B., Silva, A.R., Meira, D., Sucena, A. (2018). A 6-Months Follow-Up of an Oral Language and Emergent Literacy Program (LFLê) Effects on Early Reading at European Portuguese. 1st Literacy Summit. Resumo publicado p. 158 https://www.is1401eln.eu/fotos/editor2/imagens/book_of_abstracts_1st_literacy_summit.pdf

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