Esta lengalenga permite lembrar e elicitar os comportamentos de atenção, de sossego e de saber ouvir necessários às aprendizagens, particularmente quando se trata de desenvolver a linguagem.
É o exemplo de uma lengalenga curta que deverá ser recitada no início das atividades pois funcionará como uma preparação de cada criança para adotar um comportamento e uma atitude adequados ao desenvolvimento da linguagem e dos “sons” da fala: estar atento e saber ouvir. Pode ter o apoio do Falaroco, uma marioneta/fantoche adotada pela turma.
Contexto
Material
- Marioneta/fantoche, que a turma adotará e que será o FALAROCO
- Lengalenga
- Imagens relativas às 3 ações incitadas pela lengalenga: estar sentado, estar atento a ouvir, estar sossegado
Instrução
Junte o grupo de crianças sentadas num local da sala que seja apropriado para realizar tarefas que exijam um nível baixo de ruído e de distração.
Diga-lhes que vai apresentar-lhes um novo “companheiro/amigo/fantoche (a expressão que achar mais apropriada ao grupo)”, o FALAROCO. Conte-lhes que o FALAROCO gosta muito de conversar, que adora fazer jogos com as palavras e que sabe muito sobre as regras desses jogos.
Diga-lhes que o FALAROCO começa sempre os jogos com uma lengalenga, que é a que lhes vai ensinar.
Mostre (o Falaroco mostra), por ordem, cada uma das imagens para ensinar cada frase da lengalenga e peça que todos mostrem/imitem o comportamento desejado.
Alternadamente, cada criança e o grupo todo repete a lengalenga e mostra o comportamento desejado.
O Falaroco deve elogiar o bom desempenho de cada criança explicitando o que está a fazer bem.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- memorizar ou não a lengalenga
- adequar o comportamento ao “pedido” que é “feito” por cada parte da lengalenga
Conselhos
Deve usar o Falaroco como intermediário dos seus elogios, observações e reparos. O facto de ser o Falaroco a fazê-los torna o “jogo”, as instruções e as condições mais aceitáveis pelas crianças.
Diferenciação para alunos com dificuldades
- Fique de frente para as crianças, e mais próxima das mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem;
- Dê sempre oportunidade às crianças mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem para repetir individualmente a lengalenga e mostrar o comportamento adequado
Autoria do recurso
- Vale, A.P., Silva, A.R. & Martins, B. (2016). Extensão fonológica das palavras. Programa de promoção da linguagem, fonologia e literacia emergente (LFLê). Unidade de Dislexia. UTAD.
- Vale, A.P.; Martins, B., Silva, A.R., Meira, D., Sucena, A. (2018). A 6-Months Follow-Up of an Oral Language and Emergent Literacy Program (LFLê) Effects on Early Reading at European Portuguese. 1st Literacy Summit. Resumo publicado p. 158 https://www.is1401eln.eu/fotos/editor2/imagens/book_of_abstracts_1st_literacy_summit.pdf
A tomada de consciência dos fonemas envolve a compreensão de que os fonemas são partes na constituição das sílabas e, portanto, na constituição das palavras. A consciência dos fonemas desenvolve-se como consequência de um ensino explícito, habitualmente o ensino das letras aplicado a tarefas de leitura e/ou escrita, e é essencial para aprender a ler num sistema de escrita alfabética, como o nosso.