Esta brochura, centrada na competência compositiva, aborda a complexidade do processo subjacente à prática de produção textual, bem como os diversos modos de ação que podem ser adotados pelo professor no ensino da escrita e a diversidade de práticas que devem estar presentes logo no 1.º ciclo do Ensino Básico.
Objetivos Gerais
- Refletir sobre as estratégias de operacionalização da escrita;
- Apresentar práticas para o exercício da competência da escrita na sala de aula;
- Disponibilizar recursos de qualidade sobre o ensino da língua portuguesa.
Contexto
Contextualização
A brochura “O ensino da escrita: a dimensão textual”, dedicada à escrita compositiva, foi elaborada no âmbito do programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), como apoio à formação e à atividade do ensino da língua no 1.º ciclo.
A capacidade de produzir textos escritos constitui uma exigência generalizada da vida em sociedade e a escola deve tornar os alunos capazes de criar documentos que lhes deem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha na nossa sociedade.
O domínio gradual e progressivo da escrita deverá passar pelas diferentes etapas da produção textual – planificação, textualização e revisão – e por um saber reflexivo que conduzam a práticas de escrita tão diversificadas quanto os contextos e os desafios de uma sociedade em constante mutação.
Organização
A brochura está disponível em formato digital.
A secção 1 aborda os modos de ação no ensino da escrita, sobre o processo e o contexto.
A secção 2 aborda a complexidade do processo de escrita e os componentes da produção textual: planificação, textualização e revisão.
A secção 3 apresenta sugestões de atividades que concretizam as várias etapas do processo de escrita.
Referência bibliográfica
Barbeiro, L. F., Pereira, L. A. (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual (1.ª Edição). [Lisboa]: Ministério da Educação. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/ensino_escrita_dimensao_textual.pdf
Anexos
Apresenta-se, em Ver / Imprimir, um exemplo da operacionalização das sugestões elencadas nesta brochura através da atividade “Escrita com Monstros”, assim como todos os materiais sugeridos para a sua concretização.
Publicação: 23.novembro.2020
Parece haver vantagens em tornar o processo de escrita mais consciente, intencional e autorregulado pelos alunos. Que processos cognitivos estão implicados na escrita? Como podem ser trabalhados na sala de aula? Apresentamos um modelo de ensino da escrita que se tem mostrado muito eficaz e que prevê procedimentos de autorregulação e estratégias de escrita.