Esta atividade, parte do Programa LFLê – Linguagem, Fonologia e Literacia Emergente, pretende ensinar as crianças a detetar rimas.
Este é um exemplo de como ensinar as crianças a focar a atenção e a detetar as rimas das palavras.
Contexto
Material
Programa LFLê – Linguagem, Fonologia e Literacia Emergente:
- Ficha da Atividade
- Ficha de Sessão das Famílias de Rimas
- Imagens que representam as palavras a usar e que devem ser recortadas da ficha de imagens
Instrução
O grupo está disposto em roda ou sentado à mesa. Quem dirige certifica-se que as crianças sabem o que são rimas, lembrando uma tarefa anterior.
Depois, coloca nove cartões com imagens na frente das crianças (3+3+3 - cada trio representa uma rima) e explica o jogo. Por exemplo:
- Aqui temos cartões com imagens. Vamos dizer os seus nomes.
- Agora, vamos encontrar os cartões da família “ÓCA”; na família “ÓCA” todas as palavras têm que terminar nos sons “ÓCA”. Já tenho aqui um, é “roca”.
- Quando dizemos “roca”, os sons “ÓCA” estão no fim; “roca” termina com os os sons “ÓCA”.
- Agora temos de descobrir palavras que rimam com “roca”, quer dizer, que terminam em “ÓCA” e pertencem à família “ÓCA”.
A primeira série é exemplo e quem aplica deve ajudar e sensibilizar as crianças para os sons finais das palavras. Em séries seguintes deve ser dada oportunidade de as crianças pegarem numa imagem e após a sua nomeação enunciarem a rima que vai ser alvo do jogo.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- nomear as imagens
- articular corretamente as palavras
- detetar as palavras que contêm a rima alvo;
- explicar por que razão a sua peça pode ser colocada em jogo
Conselhos
Registe as crianças que:
- não conseguem manter-se atentas durante a tarefa;
- não conseguem identificar as palavras com as rimas alvo;
- erram sistematicamente e/ou parecem responder ao acaso.
Diferenciação para alunos com dificuldades
- Fique de frente para as crianças, e mais próximo das crianças mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem;
- Dê sempre oportunidade às crianças mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem para realizar a tarefa individualmente;
Autoria do recurso
- Vale, A. P., Silva, A. R. & Martins, B. (2016). Extensão fonológica das palavras. Programa de promoção da linguagem, fonologia e literacia emergente (LFLê). Unidade de Dislexia. UTAD.
- Vale, A. P., Martins, B., Silva, A. R., Meira, D., Sucena, A. (2018). A 6-Months Follow-Up of an Oral Language and Emergent Literacy Program (LFLê) Effects on Early Reading at European Portuguese. 1st Literacy Summit. Resumo publicado p. 158 https://www.is1401eln.eu/fotos/editor2/imagens/book_of_abstracts_1st_literacy_summit.pdf
Publicação: 22.setembro.2020
Desenvolver nas crianças em idade pré-escolar habilidades para lidar conscientemente com os constituintes fonológicos da fala ajuda-as a familiarizar-se com a ideia de que as palavras são compostas por “bocadinhos de sons”. Esta noção será útil mais tarde, quando tiverem de aprender que as letras servem para representar os segmentos mais pequenos da fala, os fonemas.