Preparar Para Usar

Família de rimas

Desenvolver a consciência fonológica, em particular a consciência fonémica

Esta atividade, parte do Programa LFLê – Linguagem, Fonologia e Literacia Emergente, pretende ensinar as crianças a detetar rimas.

Este é um exemplo de como ensinar as crianças a focar a atenção e a detetar as rimas das palavras.

Contexto


Material

Programa LFLê – Linguagem, Fonologia e Literacia Emergente:

     - Ficha da Atividade
- Ficha de Sessão das Famílias de Rimas
     - Imagens que representam as palavras a usar e que devem ser recortadas da ficha de imagens


Instrução

O grupo está disposto em roda ou sentado à mesa. Quem dirige certifica-se que as crianças sabem o que são rimas, lembrando uma tarefa anterior.

Depois, coloca nove cartões com imagens na frente das crianças (3+3+3 - cada trio representa uma rima) e explica o jogo. Por exemplo:

     - Aqui temos cartões com imagens. Vamos dizer os seus nomes.
     - Agora, vamos encontrar os cartões da família “ÓCA”; na família “ÓCA” todas as palavras têm que terminar nos sons “ÓCA”. Já tenho aqui um, é “roca”.
     - Quando dizemos “roca”, os sons “ÓCA” estão no fim; “roca” termina com os os sons “ÓCA”.
     - Agora temos de descobrir palavras que rimam com “roca”, quer dizer, que terminam em “ÓCA” e pertencem à família “ÓCA”.

A primeira série é exemplo e quem aplica deve ajudar e sensibilizar as crianças para os sons finais das palavras. Em séries seguintes deve ser dada oportunidade de as crianças pegarem numa imagem e após a sua nomeação enunciarem a rima que vai ser alvo do jogo.


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

     - nomear as imagens
     - articular corretamente as palavras
     - detetar as palavras que contêm a rima alvo;
     - explicar por que razão a sua peça pode ser colocada em jogo


Conselhos

Registe as crianças que:

     - não conseguem manter-se atentas durante a tarefa;
     - não conseguem identificar as palavras com as rimas alvo;
     - erram sistematicamente e/ou parecem responder ao acaso.


Diferenciação para alunos com dificuldades

     - Fique de frente para as crianças, e mais próximo das crianças mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem;
     - Dê sempre oportunidade às crianças mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem para realizar a tarefa individualmente;


Autoria do recurso

     - Vale, A. P., Silva, A. R. & Martins, B. (2016). Extensão fonológica das palavras. Programa de promoção da linguagem, fonologia e literacia emergente (LFLê). Unidade de Dislexia. UTAD.
- Vale, A. P., Martins, B., Silva, A. R., Meira, D., Sucena, A. (2018). A 6-Months Follow-Up of an Oral Language and Emergent Literacy Program (LFLê) Effects on Early Reading at European Portuguese. 1st Literacy Summit. Resumo publicado p. 158 https://www.is1401eln.eu/fotos/editor2/imagens/book_of_abstracts_1st_literacy_summit.pdf


Publicação: 22.setembro.2020

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