Desenvolver Para Usar

Era uma vez

Flexão verbal e nominal

Esta atividade procura mostrar, sem o explicitar, o conhecimento da flexão de número (singular / plural) relacionado com o valor da cardinalidade (um / dois) que se manifesta no substantivo (e.g. turista / turistas) e no adjetivo modificador (atrapalhado / atrapalhados).

Objetivos

Geral

- Despertar a consciência da morfologia flexional.

Específico
- Flexionar as frases apresentadas substituindo o quantificador UM/UMA por DOIS/DUAS.


Contexto


Material

  • Lista de frases (exemplo):
    • UM artista conhecido
    • UM avô constipado
    • UM bebé recém-nascido
    • UM chefe indeciso
    • UM escritor afamado
    • UM juiz furioso
    • UM leopardo cansado
    • UM mestre desconhecido
    • UM miúdo engraçado
    • UM turista atrapalhado
    • UMA artista famosa
    • UMA avó divertida
    • UMA bebé dorminhoca
    • UMA chefe assustadora
    • UMA mulher apressada
    • UMA pessoa careca
    • UMA serpente escondida
    • UMA vizinha simpática
  • Questionário online (ver exemplo)


Contextualização

Esta atividade, inspirada no Wug Test de Jean Berko (1958), pretende treinar a identificação dos sufixos de flexão e a sua relevância sintática, pela ligação que estabelece entre palavras mais ou menos distantes.

O exercício proposto contém 18 sequências nominais, formadas por um quantificador, um substantivo e um adjetivo. O estímulo é apresentado no singular e a resposta esperada deverá ocorrer no plural, sendo o quantificador UM/UMA substituído por DOIS/DUAS.


Notas à atividade

A atividade pode ser apresentada sob a forma de inquérito online que permite aos estudantes receber de imediato uma avaliação do seu trabalho e esclarecer os desacertos (ver exemplo no Google Forms).

Esta atividade deve ser complementada por outras em que a concordância não ocorra apenas em posições adjacentes, como nos seguintes casos:

  • Ele conheceu UMA vizinha que, disse ele, lhe pareceu simpática.
  • Ele conheceu DUAS vizinhas que, disse ele, lhe pareceram simpáticas.


  • Ela cruzou-se com UMA mulher que, disse-me ela, ia muito apressada
  • Ela cruzou-se com DUAS mulheres que, disse-me ela, iam muito apressadas


O que deve observar

Deve anotar se cada criança:

  • conhece o significado de cada palavra (este conhecimento pode ser medido pedindo aos alunos que construam uma frase com cada uma das palavras que esclareça o seu significado);
  • lê cada uma das palavras sem hesitação;
  • conhece o registo gráfico de cada palavra;
  • consegue realizar a atividade (as respostas podem ser avaliadas como certas ou erradas e as respostas certas podem ser quantificadas);


Diferenciação para alunos com dificuldades

As crianças que tenham apresentado dificuldades na execução da primeira parte da tarefa são selecionadas para repetir a atividade, individualmente ou em grupos de duas ou três crianças.

O professor deve repetir o exemplo inicial e acrescentar outros dois exemplos, explicitando o processo de flexão e a concordância sintática que ocorrem em cada um dos exemplos.

Seguidamente, o professor deve dar ao(s) aluno(s) a oportunidade de realizar a tarefa. Caso a resposta do(s) aluno(s) se desvie da resposta esperada, deve o professor procurar identificar qual a origem da dificuldade (e.g., desconhecimento do funcionamento do processo de flexão, dificuldade relacionada com os requisitos da concordância sintática, ou até o facto do(s) aluno(s) ser falante de uma variedade do português que se comporta de forma distinta em relação ao português europeu).


Autoria do recurso

- Alina Villalva


Publicação: 14.janeiro.2022

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