Esta atividade procura mostrar, sem o explicitar, o conhecimento da flexão de número (singular / plural) relacionado com o valor da cardinalidade (um / dois) que se manifesta no substantivo (e.g. turista / turistas) e no adjetivo modificador (atrapalhado / atrapalhados).
Objetivos
Geral
- Despertar a consciência da morfologia flexional.
Específico
- Flexionar as frases apresentadas substituindo o quantificador UM/UMA por DOIS/DUAS.
Contexto
Material
Contextualização
Esta atividade, inspirada no Wug Test de Jean Berko (1958), pretende treinar a identificação dos sufixos de flexão e a sua relevância sintática, pela ligação que estabelece entre palavras mais ou menos distantes.
O exercício proposto contém 18 sequências nominais, formadas por um quantificador, um substantivo e um adjetivo. O estímulo é apresentado no singular e a resposta esperada deverá ocorrer no plural, sendo o quantificador UM/UMA substituído por DOIS/DUAS.
Notas à atividade
A atividade pode ser apresentada sob a forma de inquérito online que permite aos estudantes receber de imediato uma avaliação do seu trabalho e esclarecer os desacertos (ver exemplo no Google Forms).
Esta atividade deve ser complementada por outras em que a concordância não ocorra apenas em posições adjacentes, como nos seguintes casos:
O que deve observar
Deve anotar se cada criança:
Diferenciação para alunos com dificuldades
As crianças que tenham apresentado dificuldades na execução da primeira parte da tarefa são selecionadas para repetir a atividade, individualmente ou em grupos de duas ou três crianças.
O professor deve repetir o exemplo inicial e acrescentar outros dois exemplos, explicitando o processo de flexão e a concordância sintática que ocorrem em cada um dos exemplos.
Seguidamente, o professor deve dar ao(s) aluno(s) a oportunidade de realizar a tarefa. Caso a resposta do(s) aluno(s) se desvie da resposta esperada, deve o professor procurar identificar qual a origem da dificuldade (e.g., desconhecimento do funcionamento do processo de flexão, dificuldade relacionada com os requisitos da concordância sintática, ou até o facto do(s) aluno(s) ser falante de uma variedade do português que se comporta de forma distinta em relação ao português europeu).
Autoria do recurso
- Alina Villalva
Publicação: 14.janeiro.2022