Esta atividade, parte do Programa LFLê – Linguagem, Fonologia e Literacia Emergente, pretende ajudar as crianças a focar a atenção, a detetar e a identificar as sílabas iniciais das palavras.
Este é um exemplo de como incentivar as crianças a detetar e identificar sílabas iniciais.
Cada palavra tem apenas uma correspondência possível com outra palavra de outra peça. Por exemplo, «bola» só corresponde a «boné», não existe mais nenhuma hipótese de correspondência.
Contexto
Material
Programa LFLê – Linguagem, Fonologia e Literacia Emergente:
- Ficha da Atividade
- Ficha de Sessão do Dominó de sílabas
- Imagens que representam as palavras a usar e que devem ser recortadas da ficha de imagens
- Lista de pares de palavras com estrutura CVCV para o dominó
Instrução
O jogo inicia-se com o grupo sentado à volta de uma mesa. Quem dirige explica que vão fazer um jogo chamado Dominó das Sílabas. Em seguida faz um breve exercício de contagem de sílabas em palavras para se certificar que as crianças sabem o que são sílabas.
Depois explica, por exemplo:
- Neste jogo que vamos fazer hoje, quero que prestem atenção à silaba inicial das palavras.
- A sílaba inicial é a primeira parte de som quando dizemos uma palavra:. por exemplo, a primeira sílaba de FÓ-ca é «Fó», a primeira sílaba de PÓ-te é «Pó», a de RÁ-to é … (espera que as crianças digam…), muito bem, é «Rá»".
- Depois de se certificar que todos percebem o que é a sílaba inicial explica as regras do jogo.
No jogo do Dominó das Sílabas quem dirige fica com a peça que tem duas imagens iguais (Vaca-Vaca), que é a peça que começa o jogo. Cada criança tira uma peça ao acaso do monte das peças.
Em seguida cada criança vai nomear as palavras que lhe calharam na peça.
Quem dirige coloca a sua peça na mesa e pede que todos prestem atenção às suas peças para verificar quem tem a palavra que emparelha com a peça inicial, isto é, que começa com a mesma sílaba de VACA.
Se a palavra nomeada por uma criança corresponder ou não corresponder à palavra-alvo, quem dirige deverá explicar explicitamente se a peça entra ou não no jogo. Se ninguém tiver uma correspondência, devolvem as peças ao monte e retiram peças de novo.
Sucessivamente cada criança deve colocar as peças do dominó de forma a que as sílabas iniciais sejam emparelhadas até não restarem mais peças do dominó. Quem dirige vai explicando e/ou pedindo às crianças que expliquem se a peça jogada está bem ou está incorretamente colocada.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- nomear as imagens
- articular corretamente as palavras;
- dizer cada palavra destacando as sílabas;
- detetar e nomear a primeira sílaba da palavra;
- explicar por que razão a sua peça pode ser colocada em jogo
Conselhos
Registe as crianças que:
- não conseguem manter-se atentas durante a tarefa;
- não conseguem detetar e identificar as sílabas iniciais;
- erram sistematicamente e/ou parecem responder ao acaso;
Diferenciação para alunos com dificuldades
- Fique de frente para as crianças e mais próximo das crianças mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem;
- Dê sempre oportunidade às crianças mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem para realizar a tarefa individualmente;
Autoria do recurso
- Vale, A. P., Silva, A. R. & Martins, B. (2016). Extensão fonológica das palavras. Programa de promoção da linguagem, fonologia e literacia emergente (LFLê). Unidade de Dislexia. UTAD.
- Vale, A. P., Martins, B., Silva, A. R., Meira, D., Sucena, A. (2018). A 6-Months Follow-Up of an Oral Language and Emergent Literacy Program (LFLê) Effects on Early Reading at European Portuguese. 1st Literacy Summit. Resumo publicado p. 158 https://www.is1401eln.eu/fotos/editor2/imagens/book_of_abstracts_1st_literacy_summit.pdf
Publicação: 22.setembro.2020
Desenvolver nas crianças em idade pré-escolar habilidades para lidar conscientemente com os constituintes fonológicos da fala ajuda-as a familiarizar-se com a ideia de que as palavras são compostas por “bocadinhos de sons”. Esta noção será útil mais tarde, quando tiverem de aprender que as letras servem para representar os segmentos mais pequenos da fala, os fonemas.