A literatura científica tem demonstrado que existem sinais de alerta anteriores ao ensino da leitura que permitem identificar crianças em risco de dificuldades. Sinais que podem ser observados já em idade pré-escolar. O seu despiste, antes do início da instrução, é importante pois permite uma intervenção dirigida para a prevenção, em vez da remediação das dificuldades de leitura. A utilização de registos de linguagem, quando as crianças realizam diferentes tipos de tarefas, ajuda os educadores e professores a ser cada vez mais capazes de observar bem e detetar os sinais relevantes do que poderá ser uma dificuldade de linguagem.
Objetivos
Auxiliar no registo de desempenhos de linguagem oral, potenciando a deteção precoce de dificuldades.
Material
Descrição
A utilização de registos de linguagem, quando as crianças realizam diferentes tipos de tarefas, ajuda os educadores e professores a ser cada vez mais capazes de observar bem e detetar os sinais relevantes do que poderá ser uma dificuldade de linguagem.
O Guião de Observação da Linguagem Oral é um instrumento de apoio ao registo de sinais de alarme detetados em alguma criança:
O Perfil de Dificuldades de Linguagem Oral é útil para focar a atenção e registar algumas características mais específicas da linguagem da criança, ajudando assim a tomar decisões. Está dividido em quatro secções:
Uma criança pode manifestar dificuldades em aspetos da linguagem em uma dessas secções ou em várias, mas basta mostrar dificuldades em uma para que se deva iniciar um processo de avaliação mais aprofundado.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2021). Despiste e intervenção precoce de dificuldades de linguagem [registo vídeo]. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 18.outubro.2021
A aprendizagem da leitura/escrita implica a aprendizagem de um sistema de signos gráficos que representam a fala e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que possibilitem a compreensão do que se lê e a capacidade de expressão através da escrita. Por isso, o sucesso nesta aprendizagem é influenciado pela condição em que cada criança se encontra quando inicia a escolaridade, em particular pelo seu desenvolvimento linguístico e pelo contacto prévio que teve com a escrita.
A aprendizagem da leitura é facilitada pelo domínio que os aprendizes leitores têm da linguagem oral. Neste âmbito, merece especial relevância o conhecimento lexical.
A aprendizagem da leitura é facilitada pelo domínio que os aprendizes leitores têm da linguagem oral. À semelhança do conhecimento lexical, os conhecimentos morfológico e sintático devem, também, ser alvo de atenção particular por parte quer dos educadores de infância, quer dos professores.
A gravidade das consequências do não domínio da leitura e da escrita, bem como a percentagem significativa de maus leitores revelada por estudos como o PISA e o PIRLS, justificam que se utilizem instrumentos de avaliação adequados para o despiste de crianças em risco de eventuais dificuldades. Uma intervenção preventiva, anterior ao início do ensino formal da leitura, permite agir mesmo antes de as crianças sentirem dificuldades ou diferenças no seu percurso de aprendizagem em relação ao dos seus colegas.