Neste jogo é solicitado às crianças que descubram a palavra mistério suprimindo o fonema inicial de uma palavra (imagem) fornecida pelo adulto.
Objetivos
Gerais:
- Treinar a habilidade para manipular fonemas em palavras, nomeadamente a capacidade de supressão fonémica.
Específicos:
- Descobrir a palavra mistério suprimindo o fonema inicial de uma palavra.
Contexto
Material
Parte I:
- 7 Reveladores de palavras mistério e respetivos cartões (alternativa: apresentação powerpoint):
Olá-lá; Afia-Fia; odor-dor; mar-ar; rir-ir; sai-ai; deu-eu; avós-vós;
Parte II:
- Cartões de dupla face com imagens:
Grau de dificuldade 1 – enguia-guia; assalto-salto; atalho-talho; ensino-sino; inchaço-chaço; empata-pata.
Grau de dificuldade 2 - sabre-abre; salta-alta; salvo-alvo; vela-ela; folhos-olhos; ruivo-uivo; régua-égua; jaula-aula; feira-eira; fosso-osso; risco-isco;
Grau de dificuldade 3 - barco-arco; calças-alças; luva-uva; laço-aço; bilha-ilha; cobra-obra; curso-urso; malga-alga; cama-ama; casa-asa; nave-ave; touro-ouro; pano-ano; couve-ouve; povo-ovo; terra-erra; cunha-unha; porca-orca; tarte-arte; mastro-astro; coco-oco; globo-lobo; clã-lã; clima-lima;
Contextualização
Na parte I do jogo, o adulto recorre aos “reveladores de palavras mistério” para aplicar a tarefa ou em alternativa utiliza a apresentação powerpoint fornecida em anexo. Nesta fase do jogo é apresentada uma imagem e por baixo a palavra escrita. Nessa altura é explicado às crianças que se apagarem o primeiro “som” (fonema) da palavra que estão a ver (imagem) descobrirão uma nova palavra, a palavra mistério. Ao mesmo tempo chama-se a atenção para o facto de o “som“ (fonema) que vão retirar corresponder a uma letra que vai desaparecer da palavra escrita e sublinha-se a ideia de que quando mudamos um “som”, temos que mudar uma letra e isso transforma as palavras.
Na parte II, são colocados cartões na mesa, com imagens impressas em ambas as faces. As imagens das palavras mistério (moldura vermelha) deverão estar voltadas para baixo. Para que as crianças descubram essas palavras, terão de suprimir/apagar o fonema inicial das palavras/imagens voltadas para cima. Este jogo é realizado por uma criança de cada vez. Esta fase do jogo é realizada em três rondas, e em cada uma delas apenas estarão colocados na mesa os cartões com um nível específico (1, 2 ou 3) de dificuldade.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- Nomear as imagens
- Articular corretamente as palavras
- Manter em memória as palavras alvo
- Identificar o fonema inicial
- Suprimir o fonema inicial
- Nomear a palavra mistério
Extensão da atividade
- Uma vez que o jogo só pode ser feito por uma criança de cada vez, os grupos não podem ser demasiado grandes para que os outros jogadores não fiquem à espera muito tempo. Caso o contexto de aplicação seja em turma, recomenda‑se que as instruções e a modelação sejam feitas coletivamente, mas a aplicação da tarefa seja realizada em simultâneo em vários grupos mais pequenos.
Diferenciação para alunos com dificuldades
- As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la uma segunda vez, em grupo mais pequeno (até 3 crianças). Neste nível de intervenção, devem ser realizadas as duas fases do jogo embora na segunda fase apenas devam ser usados os estímulos do primeiro e segundo graus de dificuldade.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2021). A Palavra Mistério. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 5.abril.2021
Todos os programas de intervenção eficazes têm cinco pontos em comum que podem ser usados como estratégias com alta probabilidade de eficácia na instrução de crianças com e sem dificuldades de leitura: intervenção focada, reduzido número de participantes, elevada intensidade, método fónico, atividades ativas e estruturadas de leitura.
A identificação mais tardia de défices de leitura, depois dos primeiros anos escolares, e estratégias de remediação que são, em larga medida, aulas tradicionais com atividades passivas, em grandes grupos, são ingredientes de uma receita para o fracasso.