Esta atividade, parte do Programa LFLê – Linguagem, Fonologia e Literacia Emergente, pretende que as crianças aprendam a focar a atenção nos “sons” da fala comparando a extensão fonológica de diferentes pares de palavras.
Este é um exemplo de como ensinar as crianças a focar a atenção nos “sons” das palavras e não no seu significado. As crianças comparam a extensão fonológica de pares de palavras.
Existem três tipos de pares:
- neutros – as duas palavras têm a mesma extensão e os objetos a que se referem também (e.g., laranja – maçã; garfo – faca);
- congruentes – a palavra maior refere-se ao objeto maior (e.g., árvore – flor; frigorífico – copo);
- incongruentes – a palavra maior refere-se ao objeto mais pequeno ou os objetos são de tamanho semelhante (e.g., sapato – pé; cão – borboleta).
Contexto
Material
Programa LFLê – Linguagem, Fonologia e Literacia Emergente:
- Ficha da Atividade
- Ficha de Sessão do Comprimento fonológico
- Imagens que representam as palavras usadas na atividade (a selecionar pelo educador)
Instrução
Junte o grupo de crianças sentadas num local da sala que seja apropriado para realizar tarefas que exijam um nível baixo de ruído e de distração.
Primeiro faça a modelagem da tarefa:
- coloque um par de imagens na frente das crianças;
- diga uma palavra de cada vez destacando cada sílaba e batendo uma palma por cada sílaba;
- explique que a palavra maior é a que tem mais sons.
Depois, alternadamente, cada criança e o grupo todo, repete o que foi feito e indica qual a palavra maior ou a mais pequena.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- nomear as imagens;
- articular corretamente as palavras;
- dizer cada palavra destacando as sílabas;
- contar as sílabas de cada palavra;
- manter em memória as duas palavras a comparar;
- determinar qual a palavra maior/menor num par de palavras.
Conselhos
Registe as crianças que:
- não conseguem manter-se atentas durante a tarefa;
- não conseguem desfocar-se do significado das palavras, respondendo sistematicamente tendo em conta o tamanho do objeto e não a extensão da palavra;
- erram sistematicamente e/ou parecem responder ao acaso.
Diferenciação para alunos com dificuldades
- Fique de frente para as crianças e mais próximo das mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem;
- Dê sempre oportunidade às crianças mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem para realizar a tarefa individualmente;
- Enquanto as crianças tiverem dificuldade em realizar a tarefa, use sempre imagens das palavras em “jogo”.
Autoria do recurso
- Vale, A. P., Silva, A. R. & Martins, B. (2016). Extensão fonológica das palavras. Programa de promoção da linguagem, fonologia e literacia emergente (LFLê). Unidade de Dislexia. UTAD.
- Vale, A. P., Martins, B., Silva, A.R., Meira, D., Sucena, A. (2018). A 6-Months Follow-Up of an Oral Language and Emergent Literacy Program (LFLê) Effects on Early Reading at European Portuguese. 1st Literacy Summit. Resumo publicado p. 158 https://www.is1401eln.eu/fotos/editor2/imagens/book_of_abstracts_1st_literacy_summit.pdf
Publicação: 22.setembro.2020
Desenvolver nas crianças em idade pré-escolar habilidades para lidar conscientemente com os constituintes fonológicos da fala ajuda-as a familiarizar-se com a ideia de que as palavras são compostas por “bocadinhos de sons”. Esta noção será útil mais tarde, quando tiverem de aprender que as letras servem para representar os segmentos mais pequenos da fala, os fonemas.