Preparar Para Usar

Comprimento fonológico

Desenvolver a consciência fonológica, em particular a consciência fonémica

Esta atividade, parte do Programa LFLê – Linguagem, Fonologia e Literacia Emergente, pretende que as crianças aprendam a focar a atenção nos “sons” da fala comparando a extensão fonológica de diferentes pares de palavras.

Este é um exemplo de como ensinar as crianças a focar a atenção nos “sons” das palavras e não no seu significado. As crianças comparam a extensão fonológica de pares de palavras.

Existem três tipos de pares:

     - neutros – as duas palavras têm a mesma extensão e os objetos a que se referem também (e.g., laranja – maçã; garfo – faca);
     - congruente– a palavra maior refere-se ao objeto maior (e.g., árvore – flor; frigorífico – copo);
     - incongruentes – a palavra maior refere-se ao objeto mais pequeno ou os objetos são de tamanho semelhante (e.g., sapato – pé; cão – borboleta). 


Contexto


Material

Programa LFLê – Linguagem, Fonologia e Literacia Emergente:

     - Ficha da Atividade
     - Ficha de Sessão do Comprimento fonológico
     - Imagens que representam as palavras usadas na atividade (a selecionar pelo educador)


Instrução

Junte o grupo de crianças sentadas num local da sala que seja apropriado para realizar tarefas que exijam um nível baixo de ruído e de distração.

Primeiro faça a modelagem da tarefa:

     - coloque um par de imagens na frente das crianças;
     - diga uma palavra de cada vez destacando cada sílaba e batendo uma palma por cada sílaba;
     - explique que a palavra maior é a que tem mais sons.

Depois, alternadamente, cada criança e o grupo todo, repete o que foi feito e indica qual a palavra maior ou a mais pequena.

O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

     - nomear as imagens;
     - articular corretamente as palavras;
     - dizer cada palavra destacando as sílabas;
     - contar as sílabas de cada palavra;
     - manter em memória as duas palavras a comparar;
     - determinar qual a palavra maior/menor num par de palavras.


Conselhos

Registe as crianças que:

     - não conseguem manter-se atentas durante a tarefa;
     - não conseguem desfocar-se do significado das palavras, respondendo sistematicamente tendo em conta o tamanho do objeto e não a extensão da palavra;
     - erram sistematicamente e/ou parecem responder ao acaso.


Diferenciação para alunos com dificuldades

     - Fique de frente para as crianças e mais próximo das mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem;
     - Dê sempre oportunidade às crianças mais distraídas e/ou com mais dificuldades no domínio da linguagem para realizar a tarefa individualmente;
     - Enquanto as crianças tiverem dificuldade em realizar a tarefa, use sempre imagens das palavras em “jogo”.

Autoria do recurso

- Vale, A. P., Silva, A. R. & Martins, B. (2016). Extensão fonológica das palavras. Programa de promoção da linguagem, fonologia e literacia emergente (LFLê). Unidade de Dislexia. UTAD.
- Vale, A. P., Martins, B., Silva, A.R., Meira, D., Sucena, A. (2018). A 6-Months Follow-Up of an Oral Language and Emergent Literacy Program (LFLê) Effects on Early Reading at European Portuguese. 1st Literacy Summit. Resumo publicado p. 158 https://www.is1401eln.eu/fotos/editor2/imagens/book_of_abstracts_1st_literacy_summit.pdf


Publicação: 22.setembro.2020

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