1. Promover o desenvolvimento da compreensão da leitura
Para um ensino da compreensão da leitura a diferentes níveis é fundamental ter presente o objetivo pedagógico e as tarefas mais adequadas para o alcançar. O quadro abaixo sistematiza alguns exemplos de tarefas que se recomendam para o trabalho de cada nível de compreensão.
TIPO | DEFINIÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO |
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Compreensão literal | Reconhecimento de toda a informação explicitamente incluída num texto:
» Reconhecimento de ideias principais
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Reorganização | Sistematização, esquematização ou resumo da informação, consolidando ou reordenando as ideias a partir da informação que se vai obtendo de forma a conseguir uma síntese compreensiva da mesma:
» Classificar
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Compreensão inferencial | Ativação do conhecimento prévio do leitor e formulação de antecipações ou suposições sobre o conteúdo do texto a partir dos indícios que proporciona a leitura:
» Dedução da ideia principal
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Compreensão crítica | Formação de juízos próprios, com respostas de carácter subjetivo (identificação com as personagens da narrativa e com os sujeitos poéticos, com a linguagem do autor, interpretação pessoal a partir das reações criadas baseando-se em imagens literárias):
» Juízos de atos e de opiniões
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Fonte: Viana, F. L., Ribeiro, I. S., Fernandes, I., Ferreira, A., Leitão, C., Gomes, S., Mendonça, S., & Pereira, L. (2018). O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1.º ciclo do Ensino Básico (2.ª Ed.), p. 15. Coimbra: Edições Almedina. http://hdl.handle.net/1822/11219
2. Monitorizar e avaliar a compreensão da leitura
Antes de se pensar em como avaliar a compreensão da leitura, é necessário clarificar quais são os objetivos desta avaliação. Pode optar-se por uma avaliação “de produto”, isto é, da mudança de conhecimento que ocorre depois da leitura. Ou pode optar-se por uma avaliação “de processo”, quando o objetivo é o de identificar que processos (ou subprocessos) o leitor convoca (ou não) para que ocorra compreensão. Os dois tipos de avaliação não são mutuamente exclusivos, mas complementares.
As perguntas são as tarefas mais comuns para avaliar a compreensão da leitura. As mais frequentes assumem o formato de resposta aberta, de resposta de escolha múltipla, ou do tipo verdadeiro/falso. Tarefas como construção de tabelas ou o seu preenchimento, a elaboração de esquemas e de resumos, bem como a reordenação de afirmações são também tarefas a utilizar. Esta diversidade deve estar presente, uma vez que a resposta que é exigida requer competências diferentes, que importa desenvolver. Independentemente do formato adotado, elas devem contemplar todos os níveis de compreensão da leitura. A título de exemplo, na classificação de um conjunto de afirmações como verdadeiras ou falsas, poderá haver algumas que remetam para informação explícita no texto e outras que apresentem uma inferência a ser reconhecida.
As tarefas utilizadas para a avaliação “de produto” podem, também, ser complementadas com outras de avaliação “de processo”. Por exemplo, além de uma pergunta do tipo “Qual foi a primeira pessoa a chegar junto do ferido?”, pode incluir-se uma outra em que se solicite que o aluno explique como chegou a essa resposta.
Autoria: Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Ribeiro Edição: Andreia Lobo
Publicação: 22.setembro.2020
O progresso na aprendizagem da leitura consiste na passagem de uma leitura lenta, que exige esforço e atenção, para um processo progressivamente mais fluente que permite a compreensão do que se lê. Por isso, nos primeiros anos de escolaridade, quando a leitura ainda não está automatizada, é útil separar o exercício de decodificação, do trabalho de análise e de interpretação do texto.