Desenvolver Para Usar

Aprender a compreender torna mais fácil o saber

A autorregulação da compreensão durante a leitura e o ensino explícito de estratégias

Este é um programa de intervenção para o 3.º e 4.º anos do ensino básico na área do ensino explícito da compreensão da leitura. Ao aprender a compreender, os alunos, por sua vez, serão capazes de compreender para aprender, no sentido de entenderem os conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento.

Objetivos Gerais

     - O ensino explícito da compreensão da leitura;
     - O desenvolvimento das competências de compreensão da leitura;
     - O desenvolvimento de estratégias de metacompreensão.


Contexto


Material

     - O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática - Manual para o professor de apoio à implementação do programa.
     - Aprender a compreender torna mais fácil o saber – Livro do aluno (facultativo). Inclui todo o material necessário à concretização do programa.
     - Bases de dados relativas às Provas de Aferição inseridas no programa, que permitem o cálculo automático dos resultados individuais e de grupo, acessíveis em https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/11219


Contextualização

O programa “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” foi desenhado para responder à necessidade de organizar um conjunto de atividades que permitisse o ensino explícito da compreensão da leitura. É um programa de cariz marcadamente desenvolvimental, tendo como finalidade última elevar os níveis de compreensão dos alunos, meta que não se circunscreve a alunos com dificuldades de aprendizagem, com talentos excecionais, ou outras classificações que possam ser consideradas.

Este programa foi desenvolvido para aplicação coletiva em grupo/turma. No entanto, é possível a sua aplicação individual. Neste caso, o professor precisará de compensar a ausência enriquecedora dos pares.

Na aplicação da versão experimental, alguns dos professores optaram por organizar os alunos aos pares. A composição dos pares variou no tempo e refletiu níveis diferentes de mestria: pares de alunos com desempenho elevado; pares de alunos com desempenho médio; pares de alunos com níveis diferenciados de desempenho. Esta organização em pares mostrou-se muito eficaz, pelo que é sugerida na exploração de alguns textos.

O desenvolvimento da compreensão da leitura pressupõe um ensino metódico, sistemático, reflexivo, desafiante, explícito e alargado no tempo. O presente programa procura contemplar todas estas dimensões.


Organização

O manual do professor está disponível em formato eletrónico e em formato papel (livro) e compreende três partes articuladas entre si.

A primeira inclui racional teórico do programa “Aprender a compreender torna mais fácil o saber”.

A segunda é dedicada à apresentação do programa com orientações para o professor.

A terceira parte inclui o programa propriamente dito: as sequências didáticas (compostas por textos, perguntas e tarefas) organizadas pelo nível de compreensão considerado, a justificação de algumas das atividades sugeridas, a apreciação dos textos selecionados (considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras) e provas de monitorização. As sequências didáticas podem ser diretamente apresentadas nos quadros interativos.

Os anexos do manual do professor incluem: grelhas de correção das respostas, tabelas com a distribuição dos processos de compreensão da leitura, imagens para apresentação da Família Compreensão e sua caracterização.

Quer seja usado o recurso em formato papel, quer se opte pelo uso do formato eletrónico, as bases Excel para o lançamento dos resultados das provas de monitorização serão descarregadas de forma autónoma.


Notas à utilização

O programa foi concebido para ser desenvolvido na íntegra. Embora possam ser usados apenas alguns dos textos apresentados, a sua utilização aleatória não permite cumprir os princípios que se acabaram de enumerar. Dada a necessidade de apropriação progressiva e de integração das várias competências que vão sendo desenvolvidas, é aconselhável a sua implementação ao longo de todo o ano letivo e não concentrada num curto espaço de tempo. A implementação das versões experimentais sugere haver vantagens em iniciar o programa no último período do 3.º ano de escolaridade, dando-lhe continuidade de forma sistemática ao longo do 4.º ano.


Referências bibliográficas

- Viana, F. L., Ribeiro, I. S., Fernandes, I., Ferreira, A., Leitão, C., Gomes, S., Mendonça, S., & Pereira, L. (2018). O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica (2ª Edição). Coimbra: Almedina. http://hdl.handle.net/1822/11219

- Viana, F. L., Ribeiro, I. S., Fernandes, I., Ferreira, A., Leitão, C., Gomes, S., Mendonça, S., & Pereiro, L. (2018). Aprender a compreender torna mais fácil o saber (2ª Edição). Coimbra: Almedina.


Publicação: 26.outubro.2020

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