“Saco de contar histórias” é uma atividade lúdica a realizar em família, promovendo o desenvolvimento da oralidade da criança, novo vocabulário, organização e compreensão da ação da história, memória e criatividade.
Objetivos
Gerais:
- Desenvolver a oralidade e a fluência verbal;
- Desenvolver o vocabulário.
Específicos:
- Ajudar a criança a organizar o pensamento e criar histórias.
Contexto
Material
- Um saco de algodão ou outro tecido, com um cordão para fechar;
- Objetos variados e interessantes que possam ser encontrados pela casa ou na sala na escola: animais de brinquedo, bonecos de LEGO, ferramentas e alimentos de brinquedo, itens de artesanato, ...
Contextualização
- O uso de objetos variados e significativos que se vão retirando de forma aleatória do saco permite às crianças iniciarem mais facilmente a atividade de contar histórias e é uma fonte para histórias irrepetíveis. Outro aspeto a considerar é o facto de se poder integrar estratégias de tutoria parental durante a atividade e envolver os diferentes elementos da família.
Desenvolvimento e demonstração da atividade
- Colocar num saco de tecido diferentes objetos pequenos e interessantes – animais brinquedos, acessórios, artesanato, ferramentas, itens domésticos.
- Para iniciar a atividade, reúna um grupo de elementos que irá participar na criação da história.
- “Vamos contar uma história com a ajuda destes objetos que estão no saco. Vou começar eu!”. Retira o 1.º objeto do saco sem escolher e começa a narração, integrando o objeto retirado na ação da sua história. Passa a palavra a outro elemento do grupo, pedindo-lhe para retirar outro objeto e continuar a sua história.
- À medida que cada contador remove um objeto, usa-o como sugestão para adicionar à história. A pessoa que retira o último objeto do saco deverá encerrar a história.
O que deve observar
- Palavras/vocabulário que as crianças não conhecem ou têm mais dificuldade em repetir.
- Diferenciar e escolher novos objetos para poder usar numa próxima atividade.
Diferenciação para crianças com dificuldades
- Durante a realização desta atividade é importante identificar quem eventualmente poderá ter mais dificuldade em manter um fio condutor e a compreensão da ação da história, ou até dificuldade em memorizar a informação prévia. Nesse caso, no sentido de estimular esse ritmo e fluência ao contar a história, o adulto poderá fazer a ligação sobre o que foi dito previamente, recuperando ou sumariando a informação (exemplo: “então até agora, já sabemos que aconteceu isto e isto ... e do saco agora saiu um elefante (animal de borracha). O que é que poderá ter acontecido na história para entrar o elefante?”).
- Reforçar positivamente a história que vai emergindo e corrigir possíveis erros providenciando feedback construtivo ao grupo no seu todo (não de forma individualizada) ou à criança se for no seio familiar.
- Oriente a participação de crianças com mais dificuldades fazendo-lhes perguntas sobre as suas ideias para a história, as ações das personagens, etc.
Autoria do recurso
- https://www.pbs.org/parents - Learning at Home: 9 Early Literacy Activities – adaptação da atividade “Storytelling Sac”.
Publicação: 9.março.2021