Preparar Para Usar

Puzzle das rimas

Desenvolver a consciência fonológica, em particular a consciência fonémica

Neste jogo as crianças vão ser incentivadas a formar grupos de palavras que rimam, encaixando-as como peças de um puzzle.

Objetivos

Gerais:

- Dirigir a atenção das crianças para a rima (super-rima);

- Treinar a habilidade das crianças para detetar rimas (super-rimas).

Específicos:

- Detetar/Encaixar as peças do puzzle que têm imagens/palavras que rimam.


Contexto


Material

     - 10 Puzzles (fornecidos em anexo):

1) Filha, Pilha, Bilha

2) Meta, Neta, Seta

3) Mota, Nota, Bota

4) Pinha, Linha, Vinha

5) Vela, Sela, Tela

6) Ponte, Fonte, Monte

7) Pato, Cato, Gato, Fato

8) Bola, Cola, Mola, Gola

9) Lata, Bata, Mata, Pata


Contextualização

O jogo é realizado inicialmente em contexto de grupo (cerca de 9 crianças) e com 3 grupos/puzzles de palavras de cada vez.

Uma criança de cada vez deve procurar, entre as peças colocadas aleatoriamente numa mesa, duas peças que rimem. Só pode tentar encaixar as peças depois de dizer e escutar as palavras com atenção. O encaixe das peças serve de confirmação, uma vez que só encaixam as palavras/peças que rimam.


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

- Nomear as imagens
- Articular corretamente as palavras
- Compreender o que são as rimas
- Compreender as instruções da atividade
- Detetar se as palavras partilham ou não a mesma rima
- Permanecer atento e sentado durante a atividade
- Esperar pela sua vez de jogar


Diferenciação para alunos com dificuldades

     - As crianças que tiverem apresentado dificuldades na primeira parte da tarefa são selecionadas para realizar a tarefa de forma mais individualizada (individual ou pequeno grupo até 3 crianças).

     - Neste nível do jogo quem dirige deve colocar em cada ronda as peças de apenas um puzzle mais uma peça de outro puzzle que servirá de intruso. O objetivo inicial nesta situação é que a criança descubra qual a peça que não pertence ao puzzle, isto é, que palavra não rima com as outras três/quatro peças.

Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2024). Puzzle de rimas. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.


Publicação: 27.maio. 2024

Textos Relacionados