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Escrever fluentemente é indispensável à capacidade de comunicação através da escrita

1. Promover o desenvolvimento da fluência na escrita

Clique para acederSendo a escrita o resultado de um conjunto complexo de processos cognitivos e afetivos, a fluência pode ser promovida por múltiplas vias. No limite, a melhoria de cada um dos processos implicados na escrita pode potenciar a fluência na escrita. Contudo, não é apenas importante desenvolver cada processo, é também crítica a capacidade para coordenar, orquestrar, regular os vários processos que tendem a ser convocados para a escrita de um texto. 

Assumida esta diversidade e os múltiplos processos implicados, é importante notar que os processos de transcrição (caligrafia e ortografia) têm um papel fulcral na promoção da fluência na escrita. 

Atividades que promovam a automatização do manuseio da ferramenta de escrita e do conhecimento ortográfico têm repercussão direta na eficiência e rapidez com que a criança é capaz de escrever um texto. 

Outras formas de promover a fluência na escrita:

    a) desenvolver a linguagem oral;
    b) tornar a leitura fluente;
    c) planificar antecipadamente o texto;
    d) adiar processos de avaliação e revisão textual para depois de ter uma primeira versão do texto.

                                                                                                                                                                

2. Monitorizar o desenvolvimento da fluência na escrita

A fluência na escrita pode ser avaliada pelo número de palavras escritas por minuto (ppm) numa tarefa de escrita. Naturalmente, o número de ppm pode sofrer a influência de muitos fatores, entre os quais: o género textual, a experiência linguística e a complexidade cognitiva daquilo que a criança está a tentar fazer. 

Por isso, é necessário que esta medida de fluência seja considerada de forma contextual e relativa, ou seja: atendendo pelo menos ao tipo de texto, à escolaridade da criança e ao desempenho médio de outras crianças da mesma idade e a realizar o mesmo tipo de tarefa

Medidas mais finas da fluência na escrita são a extensão dos períodos de execução e o número e a duração das pausas. A obtenção destas últimas medidas carece de meios pelos quais a escrita possa ser gravada em tempo real. Atualmente, uma das formas mais eficientes de o fazer é através do uso de canetas digitais, canetas de aparência normal, mas que, por incorporarem uma câmara, permitem que tudo aquilo que é escrito seja gravado. Software específico pode depois dar informação sobre as pausas e os períodos de execução.

Autoria: Rui Alves          Edição: Andreia Lobo            Edição gráfica: Vera Antunes 

Publicação: 22.setembro.2020

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