1. Promover o desenvolvimento da fluência na escrita
Sendo a escrita o resultado de um conjunto complexo de processos cognitivos e afetivos, a fluência pode ser promovida por múltiplas vias. No limite, a melhoria de cada um dos processos implicados na escrita pode potenciar a fluência na escrita. Contudo, não é apenas importante desenvolver cada processo, é também crítica a capacidade para coordenar, orquestrar, regular os vários processos que tendem a ser convocados para a escrita de um texto.
Assumida esta diversidade e os múltiplos processos implicados, é importante notar que os processos de transcrição (caligrafia e ortografia) têm um papel fulcral na promoção da fluência na escrita.
Atividades que promovam a automatização do manuseio da ferramenta de escrita e do conhecimento ortográfico têm repercussão direta na eficiência e rapidez com que a criança é capaz de escrever um texto.
Outras formas de promover a fluência na escrita:
a) desenvolver a linguagem oral;
b) tornar a leitura fluente;
c) planificar antecipadamente o texto;
d) adiar processos de avaliação e revisão textual para depois de ter uma primeira versão do texto.
2. Monitorizar o desenvolvimento da fluência na escrita
A fluência na escrita pode ser avaliada pelo número de palavras escritas por minuto (ppm) numa tarefa de escrita. Naturalmente, o número de ppm pode sofrer a influência de muitos fatores, entre os quais: o género textual, a experiência linguística e a complexidade cognitiva daquilo que a criança está a tentar fazer.
Por isso, é necessário que esta medida de fluência seja considerada de forma contextual e relativa, ou seja: atendendo pelo menos ao tipo de texto, à escolaridade da criança e ao desempenho médio de outras crianças da mesma idade e a realizar o mesmo tipo de tarefa.
Medidas mais finas da fluência na escrita são a extensão dos períodos de execução e o número e a duração das pausas. A obtenção destas últimas medidas carece de meios pelos quais a escrita possa ser gravada em tempo real. Atualmente, uma das formas mais eficientes de o fazer é através do uso de canetas digitais, canetas de aparência normal, mas que, por incorporarem uma câmara, permitem que tudo aquilo que é escrito seja gravado. Software específico pode depois dar informação sobre as pausas e os períodos de execução.
Autoria: Rui Alves Edição: Andreia Lobo Edição gráfica: Vera Antunes
Publicação: 22.setembro.2020
Tornar a escrita fluente permite que os escritores possam focar a atenção naquilo que verdadeiramente importa: na mensagem e no impacto no leitor. Este texto define fluência na escrita e dá conta como automatizar os processos básicos na escrita como a ortografia e a caligrafia são uma condição necessária para ganhar fluência na escrita.