Desenvolver Para Usar

Escrever palavras terminadas em esa e eza

A complexa relação entre letras e sons

Esta atividade ensina os alunos a usar o conhecimento morfológico para escrever palavras terminadas em /ezɐ/. Como o fonema /z/ entre vogais se pode escrever de várias formas (e.g., casa, azul, exame), a sua representação pode ser bastante difícil principalmente para os escreventes menos experientes.

Objetivos

Geral
- Aprender a usar o conhecimento morfossintático para escrever palavras irregulares.

Específico
- Ser capaz de escrever corretamente palavras acabadas em /ezɐ/, através da identificação da formação morfológica da palavra.


Contexto


Material

  • Cartazes com imagens e explicação da regularidade
  • Listas para Ditado de Palavras:
    • Lista 1: palavras para ditado de treino
    • Lista 2: palavras para ditado de avaliação
  • Textos com lacunas para completar 
    • Texto 1 - intervenção universal
    • Texto 2 - intervenção seletiva


Contextualização

Esta atividade pretende ensinar os alunos a usar conhecimento morfossintático para escrever palavras terminadas em /ezɐ/.

Como o fonema /z/ entre vogais se pode escrever de várias formas (e.g., casa, azul, exame), a sua representação pode ser bastante difícil principalmente para os escreventes menos experientes. O uso do conhecimento morfológico pode ser uma estratégia para resolver as dúvidas em algumas palavras. Por exemplo:

  • quando as palavras que terminam em /ezɐ/ são nomes (geralmente abstratos) que derivam num processo de sufixação (radical + eza) de adjetivos escrevem-se com (e.g., belo - beleza).
  • quando as palavras não são nomes, ou são nomes, mas não derivam de adjetivos geralmente escrevem-se com <esa> (e.g., tigresa, mesa).

 Embora existam explicações mais detalhas para o facto de algumas palavras terminadas em /ezɐ/ se escreverem com as letras , a explicação deste caso ortográfico é simplificada para facilitar a sua aprendizagem e memorização por parte das crianças.


O que deve observar

Deve anotar se cada criança:

  • identifica as palavras que são nomes;
  • Identifica se os nomes derivam de adjetivos;
  • Usa o passo a passo
  • Escreve palavras com precisão no ditado;
  • Completa as lacunas corretamente
  • Compreende o texto
  • Aplica o vocabulário aprendido noutros contextos
  • Realiza as tarefas com autonomia


Diferenciação para alunos com dificuldades

Os alunos que continuem a não escrever corretamente a terminação /ezɐ/, devem beneficiar de um trabalho adicional de reforço das regras e de treino de escrita

O professor deve:

  • Explicar novamente as estratégias ensinadas (com o apoio dos cartazes);
  • Pedir para que cada aluno explique aos colegas as regras ensinadas;
  • Propor a escrita de palavras com e de palavras com utilizando a regra respetiva;
  • Propor a escrita de frases com as palavras ditadas;
  • Acompanhar a leitura e completamento de lacunas do texto 2, utilizando as mesmas estratégias usadas na intervenção abrangente


Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2024). Escrever palavras com esa e eza. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. Fundação Belmiro de Azevedo.


Publicação: 04.março.2024

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