Esta atividade ensina os alunos a usar o conhecimento morfológico para escrever palavras terminadas em /ezɐ/. Como o fonema /z/ entre vogais se pode escrever de várias formas (e.g., casa, azul, exame), a sua representação pode ser bastante difícil principalmente para os escreventes menos experientes.
Objetivos
Geral
- Aprender a usar o conhecimento morfossintático para escrever palavras irregulares.
Específico
- Ser capaz de escrever corretamente palavras acabadas em /ezɐ/, através da identificação da formação morfológica da palavra.
Contexto
Material
Contextualização
Esta atividade pretende ensinar os alunos a usar conhecimento morfossintático para escrever palavras terminadas em /ezɐ/.
Como o fonema /z/ entre vogais se pode escrever de várias formas (e.g., casa, azul, exame), a sua representação pode ser bastante difícil principalmente para os escreventes menos experientes. O uso do conhecimento morfológico pode ser uma estratégia para resolver as dúvidas em algumas palavras. Por exemplo:
Embora existam explicações mais detalhas para o facto de algumas palavras terminadas em /ezɐ/ se escreverem com as letras , a explicação deste caso ortográfico é simplificada para facilitar a sua aprendizagem e memorização por parte das crianças.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança:
Diferenciação para alunos com dificuldades
Os alunos que continuem a não escrever corretamente a terminação /ezɐ/, devem beneficiar de um trabalho adicional de reforço das regras e de treino de escrita
O professor deve:
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2024). Escrever palavras com esa e eza. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. Fundação Belmiro de Azevedo.
Publicação: 04.março.2024