A aprendizagem da leitura e da escrita exige perceber, assim como, aprender, a associação entre as letras (grafemas) e os “sons“ que representam (fonemas).
Desde o início da aprendizagem, é necessário que as crianças entendam que existem relações consistentes entre grafemas e fonemas – leitura -, e, na outra direção, entre fonemas e grafemas - escrita. Tal implica ensinar explicitamente as relações entre ambos numa sequência claramente definida.
As correspondências grafema/fonema têm duas faces: a gráfica (escrita) e a sonora (falada). Assim, na fase inicial da aprendizagem são fundamentais, três tipos de aprendizagem que se reforçam reciprocamente:
Este vídeo apresenta algumas estratégias que podem ser usadas com os alunos com o objetivo de ensinar explicitamente todas as etapas pelas quais deve passar o processo de aprendizagem de uma correspondência grafema-fonema:
Publicação: 03.maio.2022
O princípio alfabético é o mecanismo de funcionamento dos sistemas de escrita alfabética. De acordo com este princípio, cada fonema é representado por um grafema. Compreender o funcionamento do princípio alfabético é a chave da aprendizagem da leitura e da escrita. O princípio alfabético é a base da decodificação/codificação, assim como a da aprendizagem do código ortográfico.
As letras são chaves para vários conhecimentos que alicerçam a aprendizagem da leitura e da escrita nas ortografias alfabéticas. Este texto discute a importância do nome das letras, do seu som e das correspondências grafemas-fonemas e fonemas-grafemas para possibilitar às crianças a descoberta do princípio alfabético.
Os métodos fónicos assentam na ideia de que é necessário que as crianças entendam que existem relações consistentes entre grafemas e fonemas (leitura) e entre fonemas e grafemas (escrita). A maioria dos estudos que compararam métodos de ensino mostraram que os métodos fónicos sistemáticos conduziram a progressos mais sólidos na leitura/escrita do que o ensino não sistemático ou do que o que não se baseava nos princípios fónicos.