Nesta atividade é apresentada uma sequência de passos para o ensino das primeiras correspondências entre grafemas e fonemas, tomando como exemplo o /p/ - <P p>. A estrutura desta sessão pode ser replicada alterando os materiais (palavras, imagens, frases) para o ensino de novas correspondências.
Objetivos
Gerais:
Específicos:
Contexto
Material
- Computador, videoprojector, quadro e material de escrita;
- Espelho para cada criança;
- Fichas para a caixa de sons (magnéticas para o professor)
- Letras para a caixa de sons (magnéticas para o professor)
Contextualização
O ensino explícito das relações entre grafemas e fonemas, numa sequência claramente definida, é fundamental para que as crianças, desde o início da aprendizagem, entendam a consistência dessas relações: entre grafemas e fonemas – leitura -, e, na outra direção, entre fonemas e grafemas - escrita.
Uma boa planificação da sequência de atividades a realizar no âmbito do ensino de uma nova correspondência assenta, não só na escolha criteriosa das palavras (ver também Porlex), mas também no ensino explícito de cada etapa.
Nesta atividade, apresenta-se a estrutura de uma sessão de ensino da correspondência entre o fonema /p/ e o grafema.
Estrutura da sessão:
1. Apresentação do grafema/fonema
2. Jogo de deteção do intruso
3. Treino grafomotor
4. Busca de palavras começadas pelo fonema alvo
5. Análise de palavras começadas pelo fonema alvo
6. Descodificação de palavras começadas com fonema alvo
7. Leitura de frase com palavras com o fonema alvo
À medida que os alunos vão ficando mais experimentes pode deixar de ser necessário seguir todos os passos apresentados.
(Ver também o vídeo sobre o ensino das correspondências grafema-fonema).
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
Extensão da atividade
Esta estrutura de sessão pode ser utilizada para ensinar novas correspondências, devendo ser substituídos os materiais, nomeadamente palavras, frases e imagens para outras que incluam todas as letras já aprendidas até ao momento.
Diferenciação para alunos com dificuldades
As crianças que tiverem apresentado dificuldades em qualquer uma das etapas da sessão coletiva poderão repetir o treino em grupo de tamanho mais reduzido.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Ensino das correspondências entre grafemas-fonemas. In Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 16.maio.2022
Os métodos fónicos assentam na ideia de que é necessário que as crianças entendam que existem relações consistentes entre grafemas e fonemas (leitura) e entre fonemas e grafemas (escrita). A maioria dos estudos que compararam métodos de ensino mostraram que os métodos fónicos sistemáticos conduziram a progressos mais sólidos na leitura/escrita do que o ensino não sistemático ou do que o que não se baseava nos princípios fónicos.