Aprender Para Usar

Ensino das correspondências entre grafemas-fonemas

Exemplo do <P p>- /p/

Nesta atividade é apresentada uma sequência de passos para o ensino das primeiras correspondências entre grafemas e fonemas, tomando como exemplo o /p/ - <P p>. A estrutura desta sessão pode ser replicada alterando os materiais (palavras, imagens, frases) para o ensino de novas correspondências.

Objetivos

Gerais:

  • Ensinar novas correspondências entre grafemas e fonemas (CGF)
  • Utilizar o conhecimento CGF para decodificar e codificar palavras novas

Específicos:

  • Aprender o nome da letra <P> e o fonema que representa, reconhecendo-a quando apresentada em estilo manuscrito, impresso, maiúscula ou minúscula;
  • Focar a atenção dos alunos nos padrões de movimentos articulatórios do fonema /p/;
  • Detetar palavras que começam com o fonema /p/;
  • Treinar a escrita manual da letra P em maiúsculas e minúsculas;
  • Treinar a habilidade de análise em palavras que contêm o fonema /p/;- Treinar a habilidade de síntese em palavras que contêm o grafema <p>;
  • Treinar a codificação (escrita) e descodificação (leitura) de palavras com /p/ - <P; p>.


Contexto


Material

- Computador, videoprojector, quadro e material de escrita;

- Espelho para cada criança;

- Apresentação PowerPoint;

- Fichas para a caixa de sons (magnéticas para o professor)

- Letras para a caixa de sons (magnéticas para o professor)


Contextualização

O ensino explícito das relações entre grafemas e fonemas, numa sequência claramente definida, é fundamental para que as crianças, desde o início da aprendizagem, entendam a consistência dessas relações: entre grafemas e fonemas – leitura -, e, na outra direção, entre fonemas e grafemas - escrita.

Uma boa planificação da sequência de atividades a realizar no âmbito do ensino de uma nova correspondência assenta, não só na escolha criteriosa das palavras (ver também Porlex), mas também no ensino explícito de cada etapa.

Nesta atividade, apresenta-se a estrutura de uma sessão de ensino da correspondência entre o fonema /p/ e o grafema.

Estrutura da sessão:

1. Apresentação do grafema/fonema

2. Jogo de deteção do intruso

  • Prática Modelada
  • Prática Coletiva

3. Treino grafomotor

  • Prática Modelada
  • Prática Coletiva
  • Prática Individual

4. Busca de palavras começadas pelo fonema alvo

5. Análise de palavras começadas pelo fonema alvo

  • Prática Modelada
  • Prática Independente

6. Descodificação de palavras começadas com fonema alvo

7. Leitura de frase com palavras com o fonema alvo

À medida que os alunos vão ficando mais experimentes pode deixar de ser necessário seguir todos os passos apresentados.

(Ver também o vídeo sobre o ensino das correspondências grafema-fonema).


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

  • Perceber as instruções
  • Nomear e produzir o som da letra
  • Detetar palavras com o fonema /p/
  • Desenhar as letras
  • Analisar os fonemas das palavras
  • Escrever (codificar) as palavras ditadas
  • Decodificar as palavras
  • Ler a frase


Extensão da atividade

Esta estrutura de sessão pode ser utilizada para ensinar novas correspondências, devendo ser substituídos os materiais, nomeadamente palavras, frases e imagens para outras que incluam todas as letras já aprendidas até ao momento.


Diferenciação para alunos com dificuldades

As crianças que tiverem apresentado dificuldades em qualquer uma das etapas da sessão coletiva poderão repetir o treino em grupo de tamanho mais reduzido.


Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Ensino das correspondências entre grafemas-fonemas. In Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.


Publicação: 16.maio.2022

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