Nesta atividade é solicitado às crianças que descubram o código que abre o cofre, fazendo a síntese dos fonemas que lhe são ditos enquanto veem as letras que os representam.
Objetivos
Gerais:
- Aprender e treinar a habilidade para fazer a síntese fonémica;
- Treinar a habilidade de decodificação.
Específicos:
- Descobrir a imagem que abre o cofre decodificando a palavra código.
Contexto
Material
- Computador e projetor;
- Apresentações em Powerpoint:
- Parte I – Palavras com duas letras: ai, fé, vi, só, ri, fá, eu, já, sé;
- Parte II – Palavras com três letras: uva, fia, rua, sai, avó, sua, rei, rói, véu, sei;.
Contextualização
Nesta atividade será solicitado às crianças que descubram o código que abre o cofre, fazendo a síntese dos fonemas que lhe são ditos enquanto veem as letras que os representam. Este jogo brinca com a ideia de que ler é decodificar as palavras representadas em código (em letras). Neste sentido, quando lhes são apresentadas palavras em código (palavras escritas) elas têm de:
1) identificar cada uma das letras;
2) identificar o fonema que cada uma representa;
3) fundir os fonemas pela ordem que aparecem na palavra escrita (da esquerda para a direita);
4) identificar a palavra e o seu significado.
Esta tarefa pode ser aplicada numa fase inicial da aprendizagem alfabética, isto é, nos primeiros meses da instrução alfabética. Se nessa fase as crianças ainda não tiverem aprendido todas as letras que a atividade implica que saibam, deve ser o professor a dizer um a um, os fonemas - e não o nome das letras - que cada letra representa naquela palavra, e deve solicitar às crianças que os repitam e que façam a operação de síntese fonémica. Para facilitar esta operação foram selecionadas apenas palavras que contém fonemas que se podem prolongar, nomeadamente as vogais e as consoantes fricativas.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- Compreender as instruções
- Identificar as letras
- Identificar os fonemas (“sons” de cada letra)
- Fazer a síntese fonémica
- Identificar as palavras
- Criar frases com a palavra
- Escolher a imagem certa
Extensão da atividade
Se houver condições e oportunidade para tal, cada criança deveria fazer a totalidade da tarefa, isto é, decodificar todas as palavras e abrir todos os cofres.
Diferenciação para alunos com dificuldades
As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la mais vezes, individualmente. Neste nível de intervenção só se deve passar para as palavras com três letras se a criança tiver sido capaz de decodificar/fazer a síntese das palavras com duas letras.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2021). Decodifica o código do cofre. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 7.junho.2021
No início da aprendizagem, quer a decodificação (leitura) quer a codificação (escrita) exigem atenção e esforço. Não são processos imediatos. Mas é através deles que progressivamente se constrói essa fabulosa ferramenta mental que é saber ler e escrever sem esforço e com fluência.