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Curso de Alfabetização de Adultos e Adolescentes (AAA)

Intervenção

O "Curso de Alfabetização para Adultos e Adolescentes" é uma proposta concreta de aplicação do método fónico para o ensino da leitura e da escrita em Português Europeu a jovens e adul-tos que não sabem ler e escrever ou cujas habilidades de leitura e escrita são, por razões de ordem diversa, muito rudimentares.


Objetivo Geral

- Ensino das habilidades de decodificação na leitura e de codificação na escrita, através da aplicação do método fónico de modo intensivo, sistemático e otimizado para o ensino do português europeu.


Público-alvo

O curso de Alfabetização para Adultos e Adolescentes (AAA) é concebido principalmente para o ensino da leitura e da escrita dirigido a jovens adolescentes e adultos com nula ou muito rudimentar capacidade leitora. Mas pode também ser utilizado com adolescentes ou adultos que já receberam algum ensino, mas que não possuem o nível mínimo de competência em leitura e escrita necessário para lidar com as exigências complexas da vida cotidiana e do trabalho.

Embora dirigido sobretudo a adultos e adolescentes, a ordem da sequência proposta para o ensino das correspondências grafema-fonema e os princípios de ensino do curso AAA podem ser adaptados para o ensino da leitura e da escrita em português, também a crianças. O trabalho que será necessário efetuar para essa adaptação implica uma seleção criteriosa de palavras, frases, textos e imagens adequados ao nível de desenvolvimento das crianças, assim como um cuidadoso planeamento das atividades pedagógicas tendo em consideração outros fatores como por exemplo, a capacidades de atenção e de memória de trabalho dos/as alunos/as.


Contexto


Material

Manual do Curso de Alfabetização para Adolescentes e Adultos [aceda aqui à versão completa]


Contextualização

O curso AAA é uma proposta concreta, sistemática e otimizada de aplicação do método fónico para o ensino da leitura e da escrita em Português Europeu (ver, Métodos fónicos, e respetivas Recomendações). Tem como objetivo limitado a alfabetização básica. Este é só o primeiro passo para aceder ao mundo letrado, no sentido mais lato do conceito de literacia.


A literacia é tudo o que em nós resulta, direta ou indiretamente, da habilidade de ler e escrever mas não pode ser reduzida a esta. Porém, é fundamental ter presente que não é possível progredir em leitura sem dominar a decodificação, nem em escrita sem dominar a codificação (ver, Aprendizagem da leitura e da escrita: As características dos processos de decodificação e codificação numa fase inicial da aprendizagem). É a prática com sucesso dessas habilidades de decodificação e codificação que conduz ao estabelecimento da leitura e escrita “automáticas” (ver Aquisição progressiva das habilidades de leitura e escrita: De uma fase de controle consciente a uma fase de processamento automático). Estas são, portanto, etapas indispensáveis, na aprendizagem da leitura e da escrita.

O objetivo do curso AAA é, assim, oferecer a base necessária para ajudar a erguer ou recuperar os que vão ficando para trás.

O AAA está baseado num pressuposto para o qual já há evidências: é possível alfabetizar em relativamente pouco tempo adolescentes e adultos. Esta possibilidade existe porque o curso AAA se baseia num método fónico otimizado. O ensino explícito e sistemático das correspondências grafo-fonológicas, a ordem de introdução das correspondências proposta, a natureza e a sequência de exercícios e os materiais que integram o curso baseiam-se no conhecimento atual dos processos envolvidos na aprendizagem da leitura e escrita e dos obstáculos à sua aquisição.

Estas características do curso, que seguem princípios cientificamente comprovados, possibilitam a aquisição e o rápido desenvolvimento de boas habilidades de decodificação e codificação autónomas por pessoas analfabetas e/ou pouco letradas.

O curso contempla todas as regras do código ortográfico do português europeu e está estruturado de acordo com dois objetivos intercalares:

  1. a compreensão e domínio do princípio alfabético;
  2. a utilização do código ortográfico na decodificação (para a leitura) e codificação (para a escrita) de palavras.

 

Organização

O manual do curso AAA:

  • Descreve o público-alvo para o qual o curso foi desenvolvido;
  • Apresenta o objetivo geral e os objetivos intercalares de aprendizagem;
  • Foca as evidências empíricas que atestam o seu potencial como curso intensivo de alfabetização;
  • Descreve os princípios e fundamentos teóricos que presidiram à sua concepção;
  • Apresenta a sequência de módulos que correspondem à ordem de introdução das correspondências grafo-fonológicas;
  • Ilustra a aplicação do curso através de uma descrição detalhada, passo a passo, das instruções. atividades e materiais a utilizar em 4 dos 20 módulos que o constituem;
  • Explica, fundamentadamente, cada uma das opções pedagógicas;
  • Dá exemplos de aspetos do desempenho do aluno a que o/a professor/a deve estar particularmente atento;
  • Fornece indicações quanto à diferenciação pedagógica necessária quando os/as alunos/as demonstram dificuldades.


Referência bibliográfica

Kolinsky, R., Leite, I., Carvalho, C., e Morais, J. (2022). Manual do Curso de Alfabetização para Adultos e Adolescentes. Fundação Belmiro de Azevedo. https://www.edulog.pt/storage/app/uploads/public/62b/33a/357/62b33a3579ab6871099166.pdf


Nota

O Curso ABC pode ser adquirido em formato livro na Amazon ou descarregado em formato pdf de forma gratuita.


Publicação: 04.julho.2022

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