O domínio da estratégia alfabética na escrita é essencial para a progressão para níveis mais complexos de conhecimento que a estratégia ortográfica implica. A codificação, isto é, a representação da fala através das letras, deve ser ensinada e treinada assim que sejam ensinadas as primeiras letras, e, à medida que forem ensinadas novas letras, deve ir aumentando o grau de dificuldade dos estímulos (palavras ou pseudopalavras) utilizadas para o treino desta habilidade.
Objetivos
Gerais:
- Aprender e treinar a habilidade de codificação bem como estratégias de monitorização da escrita.
Específicos:
-Ser capaz de codificar qualquer palavra regular que contenha letras já aprendidas
Contexto
Material
Contextualização
O Português é um sistema alfabético, o que significa que por cada fonema da corrente de fala que é uma palavra devemos fazer corresponder um grafema (simples ou complexo) na escrita. Para que os aprendizes sejam capazes de realizar esta operação é essencial que conheçam as letras e os seus valores fonológicos, isto é, as correspondências entre os grafemas e os fonemas, e que sejam capazes de segmentar a corrente de fala da palavra e analisar a sequência de fonemas que a constitui. A sequência de passos que esta operação implica deve ser explicitamente ensinada e treinada, especialmente nas fases iniciais da aprendizagem.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
Extensão da atividade
A tarefa pode ser repetida com outras palavras dependendo sempre das letras que as crianças já conhecem.
Diferenciação para alunos com dificuldades
Os alunos que tenham evidenciado dificuldades em aplicar os cinco passos e/ou que tenham apresentado muitos erros (pelo menos 1/4 das palavras ditadas com erro), devem repetir esta atividade em contexto de pequeno grupo - máximo (6 alunos) - realizando a tarefa de forma mais controlada por parte do/a professor/a, que em cada momento pode auxiliar a aplicar cada um dos passos de forma mais eficaz.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2021). Cinco passos para escrever palavras regulares. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 5.julho.2021
No início da aprendizagem, quer a decodificação (leitura) quer a codificação (escrita) exigem atenção e esforço. Não são processos imediatos. Mas é através deles que progressivamente se constrói essa fabulosa ferramenta mental que é saber ler e escrever sem esforço e com fluência.