Neste jogo é solicitado às crianças que “usem” a máquina projetada para transformar palavras noutras palavras totalmente diferentes, acrescentando apenas um fonema (letra) no início de cada palavra.
Objetivos
Gerais:
Específicos:
Contexto
Material
- Apresentação PowerPoint (compatível apenas com Microsoft Office)
- Computador e videoprojector;
- Palavras usadas:
fia-afia, dor-odor, vós‑avós, ar-mar, ir-rir, ai-sai, eu-deu;
talho-atalho, abre-sabre, alta-salta, alvo-salvo, ela-vela, olhos-folhos, uiva-ruiva, égua-régua, aula-jaula; eira-feira; osso-fosso; isco-risco, arco-barco, alças-calças, uva-luva, aço-laço, ilha-bilha, obra-cobra, urso-curso, alga-malga, ama-cama, asa-casa, ave-nave, ouro-touro, ano-pano, ouve-couve, ovo-povo, erra-terra, unha-cunha, orca‑porca, arte-tarte, astro-mastro, oco-coco, lobo‑globo, lã-clã, lima-clima.
Contextualização
Só através do treino e da realização de muitos e diversificados exercícios é possível estabelecer as ligações entre fala e escrita, e mais especificamente entre fonemas e grafemas. Começa-se pelo mais simples, em que a criança possa ter sucesso, e avança-se para o mais complexo. A escolha criteriosa de conjuntos de palavras consistentes, tanto para os exercícios de leitura como para os de escrita, é um aspeto fundamental para a consolidação do conhecimento das correspondências aprendidas.
Neste jogo será solicitado às crianças que “usem” a máquina projetada para transformar palavras noutras palavras totalmente diferentes acrescentando apenas um fonema (letra) no início de cada palavra.
Dependendo da fase de aprendizagem em que as crianças se encontram, o jogo pode ser realizado em dois níveis:
Em qualquer uma das duas formas de jogar este jogo o adulto apenas deve clicar no rato para a apresentação avançar depois de a criança que está a jogar ter conseguido descobrir a palavra que será formada. Colocar a máquina a funcionar serve para confirmar se a resposta está certa.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
Extensão da atividade
Caso a escola disponha de vários computadores poderá ser mais eficaz se a turma estiver dividida em vários grupos que vão jogando o jogo em simultâneo para que os tempos de espera de cada jogador não sejam tão grandes.
Diferenciação para alunos com dificuldades
As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la uma segunda vez, em grupo mais pequeno (até 6 crianças).
Neste nível de intervenção cada criança terá mais oportunidades para treinar as capacidades de síntese e/ou de decodificação. O adulto deve usar as mesmas instruções mas poderá dar mais pistas, ajudar a identificar as letras e os fonemas que representam.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Transformar palavras. In Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 20.abril.2022