Aprender Para Usar

Transformar palavras

Como se lê e escreve no início da aprendizagem

Neste jogo é solicitado às crianças que “usem” a máquina projetada para transformar palavras noutras palavras totalmente diferentes, acrescentando apenas um fonema (letra) no início de cada palavra.

Objetivos

Gerais:

  • Treinar a capacidade de síntese do fonema inicial;
  • Treinar a capacidade de decodificação;
  • Treinar o conhecimento de letras

Específicos:

  • Ser capaz de transformar uma palavra noutra, acrescentando um novo fonema no início.


Contexto


Material

- Apresentação PowerPoint (compatível apenas com Microsoft Office)

- Computador e videoprojector;

- Palavras usadas:

  • Nível de dificuldade I:

fia-afia, dor-odor, vós‑avós, ar-mar, ir-rir, ai-sai, eu-deu;

  • Nível de dificuldade II:

talho-atalho, abre-sabre, alta-salta, alvo-salvo, ela-vela, olhos-folhos, uiva-ruiva, égua-régua, aula-jaula; eira-feira; osso-fosso; isco-risco, arco-barco, alças-calças, uva-luva, aço-laço, ilha-bilha, obra-cobra, urso-curso, alga-malga, ama-cama, asa-casa, ave-nave, ouro-touro, ano-pano, ouve-couve, ovo-povo, erra-terra, unha-cunha, orca‑porca, arte-tarte, astro-mastro, oco-coco, lobo‑globo, lã-clã, lima-clima.


Contextualização

Só através do treino e da realização de muitos e diversificados exercícios é possível estabelecer as ligações entre fala e escrita, e mais especificamente entre fonemas e grafemas. Começa-se pelo mais simples, em que a criança possa ter sucesso, e avança-se para o mais complexo. A escolha criteriosa de conjuntos de palavras consistentes, tanto para os exercícios de leitura como para os de escrita, é um aspeto fundamental para a consolidação do conhecimento das correspondências aprendidas. 

Neste jogo será solicitado às crianças que “usem” a máquina projetada para transformar palavras noutras palavras totalmente diferentes acrescentando apenas um fonema (letra) no início de cada palavra.

Dependendo da fase de aprendizagem em que as crianças se encontram, o jogo pode ser realizado em dois níveis:

  • Nível I - deve ser adotado caso as crianças ainda não tenham aprendido as letras todas;
  • Nível II - deve ser realizada quando as crianças já conhecem a maior parte das letras e já têm algumas competências de decodificação.

Em qualquer uma das duas formas de jogar este jogo o adulto apenas deve clicar no rato para a apresentação avançar depois de a criança que está a jogar ter conseguido descobrir a palavra que será formada. Colocar a máquina a funcionar serve para confirmar se a resposta está certa.


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

  • Perceber as instruções
  • Reconhecer as letras
  • Decodificar a palavra inicial
  • Fazer a síntese do fonema inicial
  • Descobrir a palavra transformada


Extensão da atividade

Caso a escola disponha de vários computadores poderá ser mais eficaz se a turma estiver dividida em vários grupos que vão jogando o jogo em simultâneo para que os tempos de espera de cada jogador não sejam tão grandes.


Diferenciação para alunos com dificuldades

As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la uma segunda vez, em grupo mais pequeno (até 6 crianças).

Neste nível de intervenção cada criança terá mais oportunidades para treinar as capacidades de síntese e/ou de decodificação. O adulto deve usar as mesmas instruções mas poderá dar mais pistas, ajudar a identificar as letras e os fonemas que representam.


Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Transformar palavras. In Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.


Publicação: 20.abril.2022

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