Neste jogo as crianças ajudam um astronauta a chegar à sua nave enquanto treinam a habilidade de analisar o fonema inicial das palavras.
Objetivos
Gerais:
- Treinar a habilidade para analisar/identificar o fonema inicial
Específicos:
- Ajudar o astronauta a chegar à nave conseguindo analisar/identificar o fonema inicial das palavras que saem no baralho.
Contexto
Material
- Tabuleiro de jogo - pode ser projetado em tela branca (ppt) ou impresso em formato A3 (pdf)
- Baralho com 32 cartas/imagens:
30 palavras - ar, ir, ás, eu, ai, cem, chá, ei, ave, som, fé, ré, esse, oi, rã, fá, já, sé, fã, Zé, si, fim, só, ui, ri, vê
3 cartas bónus e 3 cartas armadilha
- Imagem de astronauta
- Tampa de garrafão de água
- Videoprojetor, íman, quadro branco (opcional)
Contextualização
Ao longo deste jogo as crianças treinam a habilidade de prolongar e identificar o fonema inicial das palavras. Esta habilidade é o primeiro passo para que sejam capazes de analisar o fonema inicial.
Nesta tarefa é solicitado às crianças que, após prolongarem o fonema inicial de uma palavra, digam qual é esse fonema.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- Articular corretamente as palavras
- Compreender as instruções da atividade
- Memorizar as regras do jogo
- Prolongar o fonema inicial das palavras
- Analisar e identificar o fonema inicial
- Permanecer atento e sentado durante a atividade
- Esperar pela sua vez de jogar
Conselhos
- O jogo pode ser realizado em contexto de turma se a imagem do tabuleiro for projetada num quadro branco com um videoprojector ou em grupo ligeiramente mais pequeno com a impressão do tabuleiro de jogo num formato A3.
Diferenciação para alunos com dificuldades
- As crianças que tiverem apresentado dificuldades na primeira parte da tarefa são selecionadas para a realizar de forma mais individualizada ou em grupo mais pequeno (até 3 crianças).
- As regras funcionam da mesma forma, mas desta vez por cada resposta certa o astronauta avança 3 casas, no caso de o jogo ser realizado individualmente, ou 2 casas quando o jogo for realizado em pequeno grupo. Assim, as crianças com mais dificuldades terão oportunidade de treinar várias vezes a capacidade de identificar o fonema inicial.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Sons Espaciais. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 14.dezembro.2020