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Manual ABC

Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências

O manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências publicado em Portugal pelo EDULOG, Think Tank para Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, corresponde à edição portuguesa do Manual do Curso ABC: Alfabetização Baseada em Ciência, publicado no Brasil. Reúne o contributo de mais de 30 especialistas que abordam questões que vão desde a política da leitura e formação de professores, aos contributos trazidos pela investigação em neurociências e psicolinguística, passando, naturalmente, pelo domínio da linguística. Sintetiza aquilo que atualmente se sabe sobre como ensinar melhor a ler e a escrever em Português Europeu e identifica o que é necessário investigar mais para se alcançar uma melhor compreensão da aprendizagem da leitura.


Objetivo Geral

- Agregar, organizar, divulgar e aprofundar alguns dos conhecimentos hoje considerados indispensáveis para um ensino eficaz leitura e da escrita.


Contextualização

Ler e escrever são ações poderosas, que possibilitam a aquisição de conhecimentos e de muitas das aprendizagens essenciais à participação plena nas sociedades modernas. Por esta razão a literacia e a educação são reconhecidas como direitos humanos fundamentais. Cabe à escola a missão primordial de assegurar esse direito, garantindo que todas as crianças aprendem a ler e a escrever sem dificuldades e a um ritmo que lhes permita utilizar a leitura e a escrita para progredirem no seu percurso escolar.

O que é que a ciência tem a dizer sobre a leitura e a escrita? O que é que a ciência, as ciências descobriram sobre a aprendizagem da leitura e da escrita? O que é que as ciências sabem sobre como melhor ensinar as crianças a ler e a escrever em português, e como pode contribuir para que atinjam níveis de desempenho virtuosos?

Nas últimas quatro décadas fizeram-se importantíssimas descobertas científicas sobre:

  • os processos psicolinguísticos envolvidos na leitura e escrita hábeis;
  • como se desenvolvem esses processos ao longo da aprendizagem;
  • o tipo de instrução e materiais que se têm revelado mais eficazes;
  • o conjunto de fatores que podem condicionar o sucesso na aprendizagem;
  • os conhecimentos que os professores devem dominar para poderem ensinar de forma mais eficaz.

Estas descobertas fornecem fundações sólidas para melhorar a prática pedagógica de ensinar a ler e a escrever, daí o título “Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências”.

Assente em três pressupostos base - a leitura e a escrita são formas de linguagem, são capacitações e são mais bem-ensinadas de forma explícita - este Manual fornece o essencial para um entendimento atual, científico e moderno do que é ensinar e aprender a ler e escrever em português. Coloca o leitor em contacto com um conjunto de descobertas científicas e conhecimento importantes para uma prática pedagógica fundamentada; destaca a relevância do conhecimento empírico e da sua permanente atualização e, através das sugestões pedagógicas e propostas de atividades, faz a ponte para o dia a dia na sala de aula.

Destina-se essencialmente aos professores que ensinam a ler e a escrever, os professores do 1.º ciclo, e para quem prepara essa aprendizagem, os educadores de infância. É também apropriado para estudantes do Ensino Superior, futuros professores.

Espera-se que através do contacto direto com um amplo conjunto de evidências empíricas, educadores e professores concedam ao conhecimento científico a primazia na análise e, se necessário, na reformulação das suas práticas de ensino. Que este contacto os leve a valorizar e desenvolver as qualidades que se encontram na ciência: o constante questionamento, a abertura à pluralidade, a análise rigorosa, o teste empírico, a refutação e revisão do conhecimento. Que este contacto seja apenas um ponto, de partida ou de atualização, num processo de constante progressão.

 

Organização

O manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências contém 23 capítulos organizados em quatro partes:

  • A Parte A sintetiza as noções fundamentais sobre a alfabetização que um professor alfabetizador moderno deve conhecer.
  • A Parte B foca a literacia emergente, isto é, aquilo que as crianças podem descobrir sobre a escrita e a leitura antes de chegarem à escola.
  • A Parte C foca a aprendizagem e o ensino explicito da leitura e da escrita.
  • A Parte D discute as dificuldades e as perturbações na aprendizagem da leitura e da escrita.


Autores

Ana Costa, Ana Cristina Silva Ana Paula Soares, Ana Paula Vale, Cecília Aguiar, Diana Alves, Inês Gomes, Irene Cadime, Isabel Alçada, Isabel Leite, João A. Lopes, João Veloso, Louisa C. Moats, Lourdes Mata, Malatesha Joshi, Margarida Alves Martins, Margarida Ramalho, Mariana Silva, Marisa Lousada, Marta Martins, Octávio Moura, Otília de Sousa, Rebecca Treiman, Rui A. Alves, Sandra Fernandes, Susana Araújo, Suzanne Carreker, Teresa Costa-Pereira, Tomás Goucha.


Referência bibliográfica

Alves, R. A. & Leite, I. (Eds.) (2022). Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências. Fundação Belmiro de Azevedo. 


Publicação: 26.julho.2022

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