Aprender Para Usar

Escreves R ou RR?

A importância da ortografia

Estas atividades podem ser usadas como estratégias para conhecer e aplicar as regras ortográficas de correspondência entre o fonema /R/ (R forte) e os grafemas <r> ou <rr>, e o fonema /r/ (r fraco) e o grafema <r>.

Objetivos

Programa de Português

- Escrever legivelmente com correção ortográfica
- Explicitar regras de ortografia

 Atividades

- Conhecer e aplicar as regras ortográficas de correspondência entre o fonema /R/ (R forte) e os grafemas ou , e o fonema /r/ (r fraco) e o grafema na escrita de palavras


Contexto


Material

Correspondência I - /R/ no início de palavra

- Jogos “Descobre a palavra correta com r inicial”
- Fichas de trabalho:
     - “Descobre a palavra correta com em início de palavra (anexos 1, 2 e 3).
     - Frases com lacunas para completar com palavras com em início de palavra (anexo 4).

Correspondência II - /R/ no meio de palavra, entre vogais

- Jogos: “Palavras com rr”
- Fichas de trabalho:
     - Palavras com (anexos 5, 6 e 7).
     - Frases com lacunas para completar com palavras que contêm (anexo 8),

 Correspondência III - /r/ no meio de palavra, entre vogais

- Jogos: “Qual o nome correto?
- Jogo: “Como se escreve? R ou RR?
- Fichas de trabalho:
     - Palavras com entre vogais (anexos 9, 10 e 11).
     - Frases com lacunas para completar com palavras que contêm (anexo 12).
     - Folha para ditado a pares (anexo 13)

Descarregue todos os anexos aqui.


Contextualização

Nesta sequência didática as crianças realizarão várias atividades que permitem a aquisição das regras ortográficas de correspondência entre o fonema /R/ (R forte) e os grafemas <r> ou <rr>, e o fonema /r/ (r fraco) e o grafema <r>.

É importante ter presente que o ensino-aprendizagem é mais eficaz quando:

     - As regras são explicitadas;
     - Os professores utilizam palavras, frases ou textos em que os padrões ortográficos são salientes e repetidamente apresentados;

           Nota: o Porlex é uma ferramenta útil para a seleção de palavras

     - As atividades de leitura são combinadas com atividades de escrita.

A sequência tem um nível crescente de dificuldade. Começa com o contacto com palavras escritas através de exercícios de leitura e de análise das regularidades, prossegue com a escrita das palavras para consolidação do conhecimento ortográfico e aplicação das regras aprendidas e termina com o ditado de palavras em frases.

Note que “escrever uma palavra reforça mais a sua representação ortográfica do que lê-la. Isto acontece porque a leitura é frequentemente possível mesmo sem uma representação perfeita da palavra. É por isso importante que, além de lidas, as palavras possam ser escritas” (ver Aprendizagem da leitura e da escrita: Dominar a ortografia e as respetivas Recomendações).


O que deve observar

Deve anotar se os alunos conseguem:

     - Compreender as instruções das atividades
     - Nomear as imagens que surgem nos jogos
     - Articular corretamente as palavras
     - Verbalizar as regras ortográficas trabalhadas
     - Aplicar as regras em exercícios de leitura e escrita que contêm as palavras a que foram expostos, mas também palavras novas onde a regra se aplica. O sucesso na aplicação do conhecimento na leitura e escrita de palavras novas põe em evidência que o aluno não se limitou a memorizar a forma escrita de determinadas palavras
     - Aplicar todas as correspondências grafema-fonema anteriormente ensinadas na leitura e escrita


Sugestões

Os jogos podem ser realizados em contexto de turma através da utilização de um vídeo projetor ou em pequenos grupos recorrendo a vários computadores ou tablets.

Na seleção de palavras, frases e textos para os exercícios de leitura e escrita é fundamental garantir que só se utilizam as correspondências grafema-fonema já ensinadas.

As atividades de aplicação de regras ortográficas devem ser frequentes e intencionais.

O professor deve dar reforços positivos, elogiando o trabalho do grande grupo e individual.


Diferenciação para alunos com dificuldades

Com alunos que apresentem dificuldade no processo de escrita, o professor deve realizar um acompanhamento individual ou em pequenos grupos.

Deve ser feito um trabalho intensivo e regular (3 a 5 vezes por semana) até a aprendizagem estar consolidada.

Os alunos com mais dificuldades podem, após intervenção direta do professor, fazer par com um aluno com mais facilidade na escrita, o qual será seu tutor responsabilizando-se pelo apoio no progresso das aprendizagens.


Referência bibliográfica

- Baptista, A., Barbeiro, L. & Viana, F. L. (2011). O ensina da escrita: Dimensões gráfica e ortográfica (pp 49-104). Lisboa: Ministério da Educação.

 https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/ensino_escrita_net.pdf


Autoria do recurso: Anabela Marques (Professora do 1.º ciclo / Formadora PNEP)

Publicação: 16.janeiro.2021

Textos Relacionados