Estas atividades podem ser usadas como estratégias para conhecer e aplicar as regras ortográficas de correspondência entre o fonema /R/ (R forte) e os grafemas <r> ou <rr>, e o fonema /r/ (r fraco) e o grafema <r>.
Objetivos
Programa de Português
- Escrever legivelmente com correção ortográfica
- Explicitar regras de ortografia
Atividades
- Conhecer e aplicar as regras ortográficas de correspondência entre o fonema /R/ (R forte) e os grafemas ou , e o fonema /r/ (r fraco) e o grafema na escrita de palavras
Contexto
Material
Correspondência I - /R/ no início de palavra
- Jogos “Descobre a palavra correta com r inicial”
- Fichas de trabalho:
- “Descobre a palavra correta com em início de palavra (anexos 1, 2 e 3).
- Frases com lacunas para completar com palavras com em início de palavra (anexo 4).
Correspondência II - /R/ no meio de palavra, entre vogais
- Jogos: “Palavras com rr”
- Fichas de trabalho:
- Palavras com (anexos 5, 6 e 7).
- Frases com lacunas para completar com palavras que contêm (anexo 8),
Correspondência III - /r/ no meio de palavra, entre vogais
- Jogos: “Qual o nome correto?
- Jogo: “Como se escreve? R ou RR?
- Fichas de trabalho:
- Palavras com entre vogais (anexos 9, 10 e 11).
- Frases com lacunas para completar com palavras que contêm (anexo 12).
- Folha para ditado a pares (anexo 13)
Descarregue todos os anexos aqui.
Contextualização
Nesta sequência didática as crianças realizarão várias atividades que permitem a aquisição das regras ortográficas de correspondência entre o fonema /R/ (R forte) e os grafemas <r> ou <rr>, e o fonema /r/ (r fraco) e o grafema <r>.
É importante ter presente que o ensino-aprendizagem é mais eficaz quando:
- As regras são explicitadas;
- Os professores utilizam palavras, frases ou textos em que os padrões ortográficos são salientes e repetidamente apresentados;
Nota: o Porlex é uma ferramenta útil para a seleção de palavras
- As atividades de leitura são combinadas com atividades de escrita.
A sequência tem um nível crescente de dificuldade. Começa com o contacto com palavras escritas através de exercícios de leitura e de análise das regularidades, prossegue com a escrita das palavras para consolidação do conhecimento ortográfico e aplicação das regras aprendidas e termina com o ditado de palavras em frases.
Note que “escrever uma palavra reforça mais a sua representação ortográfica do que lê-la. Isto acontece porque a leitura é frequentemente possível mesmo sem uma representação perfeita da palavra. É por isso importante que, além de lidas, as palavras possam ser escritas” (ver Aprendizagem da leitura e da escrita: Dominar a ortografia e as respetivas Recomendações).
O que deve observar
Deve anotar se os alunos conseguem:
- Compreender as instruções das atividades
- Nomear as imagens que surgem nos jogos
- Articular corretamente as palavras
- Verbalizar as regras ortográficas trabalhadas
- Aplicar as regras em exercícios de leitura e escrita que contêm as palavras a que foram expostos, mas também palavras novas onde a regra se aplica. O sucesso na aplicação do conhecimento na leitura e escrita de palavras novas põe em evidência que o aluno não se limitou a memorizar a forma escrita de determinadas palavras
- Aplicar todas as correspondências grafema-fonema anteriormente ensinadas na leitura e escrita
Sugestões
Os jogos podem ser realizados em contexto de turma através da utilização de um vídeo projetor ou em pequenos grupos recorrendo a vários computadores ou tablets.
Na seleção de palavras, frases e textos para os exercícios de leitura e escrita é fundamental garantir que só se utilizam as correspondências grafema-fonema já ensinadas.
As atividades de aplicação de regras ortográficas devem ser frequentes e intencionais.
O professor deve dar reforços positivos, elogiando o trabalho do grande grupo e individual.
Diferenciação para alunos com dificuldades
Com alunos que apresentem dificuldade no processo de escrita, o professor deve realizar um acompanhamento individual ou em pequenos grupos.
Deve ser feito um trabalho intensivo e regular (3 a 5 vezes por semana) até a aprendizagem estar consolidada.
Os alunos com mais dificuldades podem, após intervenção direta do professor, fazer par com um aluno com mais facilidade na escrita, o qual será seu tutor responsabilizando-se pelo apoio no progresso das aprendizagens.
Referência bibliográfica
- Baptista, A., Barbeiro, L. & Viana, F. L. (2011). O ensina da escrita: Dimensões gráfica e ortográfica (pp 49-104). Lisboa: Ministério da Educação.
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/ensino_escrita_net.pdf
Autoria do recurso: Anabela Marques (Professora do 1.º ciclo / Formadora PNEP)
Publicação: 16.janeiro.2021