Nas fases iniciais da aprendizagem alfabética é muito importante que sejam explicitadas todas as operações que os aprendizes devem realizar para conseguirem decodificar palavras e, consequentemente, acederem ao seu significado.
Objetivos
Gerais:
- Entender e treinar o mecanismo de decodificação.
Específicos:
-Ser capaz de decodificar qualquer palavra ou pseudopalavra regular com as letras já aprendidas.
Contexto
Material
- Cartaz com os 4 passos para começar a ler palavras simples;
- 24 cartões com palavras;
- 18 cartões com pseudopalavras;
- 10 cartões com frases.
Contextualização
O domínio do mecanismo de decodificação por parte dos aprendizes é essencial para desenvolverem as suas habilidades de leitura. Nas fases iniciais da aprendizagem alfabética é muito importante que sejam explicitadas todas as operações que os aprendizes devem realizar para conseguirem decodificar palavras e, consequentemente, acederem ao seu significado. Gradualmente, com o treino e a repetição, esta operação, que inicialmente exige recursos atencionais conscientes e esforço, passa a ser realizada de uma forma cada vez mais automática.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- Nomear as letras
- Identificar os fonemas que as letras representam
- Fazer a síntese fonémica
- Decodificar palavras
- Decodificar pseudopalavras
- Decodificar palavras nas frases
Extensão da atividade
A tarefa pode ser repetida com outras palavras, pseudopalavras e frases, dependendo sempre das letras que as crianças já conhecem.
Diferenciação para alunos com dificuldades
Os alunos que tenham evidenciado dificuldades em memorizar os passos e em perceber e/ou aplicar o mecanismo da decodificação devem repetir esta atividade em contexto de pequeno grupo - máximo (6 alunos) - realizando a tarefa de forma mais controlada por parte do/a professor/a, que em cada momento pode auxiliar a aplicar cada um dos passos de forma mais eficaz.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2021). Quatro passos para ler palavras simples. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 21.junho.2021